Portal do Município de Piracicaba

Trânsito inteligente: Piracicaba terá semáforos conectados por meio de tecnologia 4G

Por Comunicação Social / Publicado em 13/04/2022
Tempo de leitura: 4 minutos.

Mais inteligência semafórica para ampliar segurança e fluidez no trânsito do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), iniciou a instalação de tecnologia 4G em todos os controladores de semáforos, via satélite, o que vai melhorar a sincronicidade deles e diminuir custos em manutenção de cabeamento.

Com a implantação do novo sistema, a Semuttran também terá acesso à atualização, em tempo real, da situação do tráfego via Google. “Esse projeto traz mais conectividade aos nossos semáforos e, consequentemente, ao nosso trânsito e município, levando Piracicaba cada vez mais próxima do conceito de smart city (cidades inteligentes)”, afirma Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran.

Fluxo do tráfego pode ser acompanhado via aplicativo em smarthphone | Foto: Andressa Mota/CCS

Com a nova tecnologia, todos os 133 controladores dos 250 cruzamentos com semáforos do município estarão conectados via satélite com a CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), no 2º andar do Centro Cívico. “Com o sistema atual, vigente há dez anos e com capacidade limitada, apenas cerca de 70% dos controladores estão conectados à Central”, explica Jane.

Segundo a secretária, as primeiras avenidas a receberem a nova tecnologia foram a Armando de Salles Oliveira, a Independência, a Dona Francisca, parte da Limeira e da Dr. Paulo de Moraes. “A previsão é que todos os controladores estejam conectados à CIMM até junho”, informa Jane.

Todos os semáforos poderão ser controlados pela CIMM | Foto: Andressa Mota/CCS

O responsável pela CIMM, Ricardo Piton, explica que com todos os controladores conectados à Central, a Semuttran terá mais agilidade na tomada de decisões. Além do acesso a esses controladores pelos computadores, técnicos também poderão acessá-los via aplicativo para smartphone, o que vai facilitar ainda mais as alterações de sincronicidade, mudança de ciclos nos horários com mais fluxo, locais com congestionamentos, entre outros.“Isso vai tornar nosso trânsito mais fluido e inteligente”, comenta Piton.

Controladores semafóricos da avenida Independência já receberam a nova tecnologia | Foto: Justino Lucente/CCS

CIMM – Atualmente, a CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade) não tem acesso a cerca de 30% dos controladores semafóricos, uma vez que o atual sistema, em uso há cerca de dez anos, tem capacidade limitada de armazenamento. Exemplos de controladores semafóricos não conectados à CIMM estão os do bairro Santa Teresinha e das avenidas Dois Córregos e Rio das Pedras.

“Essas regiões tiveram aumento significativo de fluxo de veículos nos últimos anos, o que demanda especial atenção da Semuttran. E com o 4G conseguiremos realizar alterações necessárias nesses locais de dentro do Centro Cívico ou de qualquer outro ponto do município pelo smarthphone”, comenta Piton.

Ainda de acordo com a Jane Franco de Oliveira, a instalação da tecnologia 4G é a primeira etapa de uma série de melhorias que a Pasta implanta no município, como o novo portal da Semuttran, que será lançado nos próximos meses, com objetivo de melhorar a prestação de serviços aos munícipes de forma automatizada pelo computador ou smarthphones, evitando o deslocamento até o Centro Cívico.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.