O trabalho sobre o Sira (Sistema Integrado de Registros Aeroportuários), do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, recebeu menção honrosa na primeira edição do Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação, idealizado pela Secretaria de Aviação em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). A cerimônia de entrega dos títulos foi realizada no auditório do Ministério dos Transportes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na última terça-feira, dia 24.
O sistema, desenvolvido por Eduardo de Jesus Nogueira, assistente administrativo, e Fellipe Ribas, diretor do aeroporto e co-autor do trabalho, com apoio da Semdec (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) recebeu menção honrosa na categoria Iniciativas de Inovação. Segundo Nogueira, nesta categoria foram mais de 200 inscritos e 22 selecionados.
Eduardo de Jesus Nogueira (à esquerda) e Fellipe Reis (à direita) receberam menção honrosa na da Secretaria de Aviação Civil
O Governo Municipal assumiu a administração do Aeroporto em 2013 e o modelo adotado antes de anotações sobre aeronaves (pousos, decolagens e isenções), conforme Nogueira, eram preenchidos de forma manual, além de ser necessário digitar todas as informações. Foi desenvolvido um sistema para corrigir e melhorar os registros de movimentos aeroportuários, cobranca de tarifária (pousos e decolagens), e as informações passaram a ser digitadas em uma tela do sistema visualizada por meio de um monitor e armazenadas em um banco de dados. “É um sistema inovador na região. Todo o país participou desse concurso e é importante para a região receber esse prêmio. Estamos há três anos atuando no aeroporto e recebermos esse reconhecimento. É muito gratificante”, completou Nogueira.
O Sira foi desenvolvido em VBA (Visual Basic for Applications) e abrange todas as informações inerentes a procedimento tarifário, como preenchimento automático de movimentos para digitação no Decea Bintra, automatização para emissão de Isenções e Datis (Voo Internacional) e cálculo automático de permanências, além de links diretos para informações via internet sobre meteorologia e navegação aeroportuária e preenchimento automático de informações a serem enviadas ao Siconfac, banco de dados atrelado ao sistema e arquivado dentro de um servidor na Prefeitura Municipal. “Além de facilitar o processo, também diminuímos a quantidade de digitações que passou de quatro para uma, dando mais agilidade ao nosso trabalho”, acrescentou.
PRÊMIO – Idealizado pela Secretaria de Aviação Civil em parceria com Esaf, o prêmio consiste em um concurso de monografias e iniciativas inovadoras em aviação no Brasil. A Secretaria recebeu para as duas categorias, 84 inscrições de formandos, pós-graduandos e formados em cursos de graduação e pós-graduação de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) assim como de profissionais empregados no setor.
A entrega dos oito troféus e 11 certificados (alguns dos trabalhos premiados foram em duplas) foi realizada por representantes da Secretaria de Aviação, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Esaf e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.