Nos dias 19, 20 e 22/06, a rádio Educativa FM realiza entrevistas com profissionais da rede socioassistencial sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. As entrevistas acontecem sempre a partir das 8h40, e fazem parte da programação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), com ações de enfrentamento ao trabalho infantil. As temáticas abordadas estão relacionadas às consequências, impactos, jovem aprendiz e diagnóstico do trabalho infantil no município. Os ouvintes podem participar via WhatsApp da rádio (19) 3433-4430.

Na segunda-feira, dia 19/06, o convidado Marcos Hister, técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), falará sobre os aspectos do trabalho infantil na saúde física e mental, entraves culturais e sociais que dificultam a erradicação dessa violação de direitos no Brasil; as mentiras e verdades, além da romantização do trabalho precoce.

No dia 20, será a vez do cientista social da Smads, Fernando Camargo. Na oportunidade, a abordagem ao tema trará dados sobre a realidade de Piracicaba em relação ao trabalho infantil, metodologia para aplicação da pesquisa nas escolas municipais e estaduais do município, fluxo de atendimento e canais de denúncia.

Já na quinta-feira, dia 22/06, os entrevistados serão Fábio do Amaral Sanches, gerente do Instituto Formar, e Jacqueline Barros, superintendente da Proteção Social Básica, da Smads. Os assuntos discorrerão sobre jovem aprendiz, desafios no enfrentamento do trabalho infantil e a importância da rede socioassistencial e intersetorial para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias.

Atividades sobre trabalho infantil com crianças do CCInter

AÇÕES – A Prefeitura, por meio da Smads, realiza durante todo o mês de junho, ações relacionadas ao trabalho infantil, com crianças, adolescentes, famílias e idosos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Criança Feliz, Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), entre outros.

Já no início do mês, com materiais da campanha Criança Não trabalha nas mãos, equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e membros da Comissão Municipal Permanente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi) estiveram em comércios, bares e varejões da cidade para orientar e informar sobre o trabalho infantil.

A Smads também promoveu o seminário Pós Medida Socioeducativa, com o tema A Articulação das Políticas Públicas no Atendimento aos Adolescentes e Jovens em Medida Socioeducativa, com apresentação de dados sobre as medidas socioeducativas no município, de 2019 a 2022, palestras e exposição de painéis com trabalhos desenvolvidos por jovens atendidos pelo Seame/Pasca.

Além disso, como parte da programação, o Diagnóstico PETI 2023 foi apresentado para a rede socioassistencial e rede municipal e estadual de ensino.