Trabalho infantil é tema de série de entrevistas na rádio Educativa FM
Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a rádio Educativa FM, realiza entrevistas sobre o tema nos dias 07, 09 e 13/06, sempre das 8h40 às 9h15, com profissionais da rede socioassistencial. As entrevistas fazem parte da programação da Prefeitura, realizada por meio da Smads, com ações de enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes.
Amanhã, dia 07/06, os convidados Fernando Camargo, sociólogo e membro do setor de Vigilância Socioassistencial da Smads, e Natália Guimaro, psicóloga do departamento de Proteção Social Especial da Smads, abordarão questões relacionadas às ações de enfrentamento do trabalho infantil, diagnóstico do município e as novas formas de trabalho infantil instauradas com a pandemia.
Na quinta-feira, dia 09/06, será a vez do técnico de segurança do trabalho do Cerest, Marcos Hister e Miulaine Cardoso, conselheira tutelar. Na oportunidade, a abordagem ao tema trará as consequências no desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como, o impacto na saúde, a garantia de direitos, o papel da rede de proteção na erradicação do trabalho infantil e os canais de denúncias.
No dia 13/06, segunda-feira, as entrevistadas serão Lígia Angelocci, coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Rosimeire Bueno Jorge, técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os assuntos discorrerão sobre os desafios no enfrentamento do trabalho infantil e a importância da rede socioassistencial e intersetorial para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias.
Os ouvintes poderão participar com perguntas aos entrevistados, via WhatsApp da rádio Educativa FM (19) 3433-4430.
PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura, por meio da Smads, realiza durante todo o mês de junho, ações relacionadas ao trabalho infantil, com crianças, adolescentes, jovens e idosos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Criança Feliz, entre outros. No dia 23/06, a partir das 8h30, acontece também o Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, no auditório do Sesc Piracicaba. O evento contará com a palestra O Trabalho Infantil nas Ruas, Desafios para a sua Erradicação, ministrada pelo sociólogo e cientista político, João Jeronymo de Aquino Neto e Alessandra Tavares; com mediação de Maithe Setin, psicóloga do Instituto Formar, e Rosimeire Jorge. Os interessados podem se inscrever a partir de amanhã, 07/06, no Portal do Sesc https://www.sescsp.org.br/programacao/o-trabalho-infantil-na-rua-desafios-para-sua-erradicacao/.
Durante o seminário haverá, também, apresentações culturais com o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e Instituto Formar, exibição de vídeos sobre o tema, rodas de conversa e oficina de grafite para crianças e adolescentes, com a Casa do Hip Hop.