O Tiro de Guerra promove amanhã (25), às 9h30, na concha acústica da Praça José Bonifácio, solenidade comemorativa ao Dia do Soldado. Participarão do evento o prefeito Barjas Negri e demais autoridades municipais. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército.
A solenidade será aberta com o hasteamento da bandeira nacional seguida de leitura alusiva à data. Segundo informou o subtenente Souza Neto, estarão presentes os efetivos dos tiros de guerra de Piracicaba e Capivari. Durante a homenagem acontecerão três apresentações.
Souza Neto informou também ter percorrido diversas escolas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a comemoração. As solenidades militares foram transferidas para a Praça com o intuito de difundir o patriotismo e aproximar a comunidade piracicabana.
Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
Luís Alves de Lima e Silva nasceu em Vila do Porto da Estrela, atualmente conhecida como Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803. Natural de uma família de militares, com pouco mais de 20 anos já era capitão do Exército e, aos 40, marechal de campo. Entra para a história como ‘o pacificador’, sufocando várias rebeliões contra o Império.
Lima e Silva participou da Guerra da Cisplatina, combateu focos de resistência ao governo central no Maranhão e Piauí, reprimiu a Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e Minas Gerais, dirigiu tropas imperiais na Guerra dos Farrapos e liderou as tropas do Exército nas guerras platinas, exercendo depois a presidência da província gaúcha.
Em 1866 comandou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai, com saldo de mais de um milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Após a guerra é elevado à condição de Duque de Caxias – o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.