A tigresa Dara: o casal de tigres saiu hoje do Zoo Municipal em direção ao Santuário Rancho dos Gnomos

Os tigres siberianos Yuri e Dara ganharão uma nova casa, com muito mais espaço e adequações para a espécie. Os felinos, que são irmãos, saíram hoje, 27/02, do Zoológico Municipal em direção à Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), organização não-governamental, em Joanópolis (SP). A área que os dois animais vão agora habitar conta com 3.000 metros e é ambientado de acordo com as necessidades da espécie. O Santuário não é aberto à visitação.

Todo o processo da transferência, que teve início às 7h de ontem, 26/02, foi acompanhando pela equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), que conta com veterinário, biólogo e tratadores, além do corpo técnico do Santuário, da Polícia Militar Ambiental e da vereadora Alessandra Bellucci.

O tigre Yuri: os tigres siberianos, que estavam em Piracicaba desde 2009, têm cerca de sete anos

Para a transferência dos dois tigres, foi preparada toda uma dinâmica especial, com alocação das carretas-transporte diretamente no recinto. As entradas dos felinos, cada qual em sua carreta, aconteceu após 24h de espera, na manhã de hoje. O processo foi demorado porque é aguardado que os animais entrem na carreta no tempo e na vontade deles, ou seja, de forma natural, como meio de evitar o estresse dos tigres siberianos. O acordo de transferência dos irmãos tigres foi assinado no dia 24 de maio de 2023.

O transporte de Yuri e Dara é acompanhado pelos fundadores da associação, Marcos e Sílvia Pompeu, e pela equipe técnica do Santuário, além do subtenente César, sargento Ezequiel e cabo Colombo da PM Ambiental. O comboio com os animais saiu do Zoo hoje, por volta das 14h.

Sílvia conta que a carreta é específica para este porte de animal, com ventilação adequada e conta ainda com câmera para monitoramento durante o percurso. “Durante todo o caminho os animais serão monitorados e faremos paradas estratégicas para observação, alimentação e hidratação”, explicou Sílvia.

Na foto o tigre Yuri: as entradas dos felinos nas carretas foram feitas respeitando o tempo e a vontade de cada um

Entretanto, a inserção do casal de tigres não será imediata. Segundo Sílvia, ao chegarem no recinto, ainda passarão algumas horas dentro do recinto de transporte, para ambientação. Os felinos serão soltos totalmente na manhã de amanhã, 28/02, e serão constantemente monitorados até adaptação total à nova casa.

Yuri e Dara chegaram ao Zoo Municipal em junho de 2019. Os irmãos têm cerca de sete anos e durante toda a estadia em Piracicaba, receberam alimentação balanceada de acordo com a espécie e gosto, atividades de enriquecimento ambiental, tratamento veterinário diário e seus exames estão em dia.

A transferência dos tigres siberianos para o Santuário visa proporcionar um espaço maior e mais adequado para a vivência dos animais, que ficarão mais próximos da natureza.

A transferência visa proporcionar um espaço maior e mais adequado para a vivência dos animais; na foto, Dara

O titular da Simap, Alex Gama Salvaia, salientou ainda que, além de garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos tigres, a mudança objetiva também a ressignificação do Zoológico como ambiente de educação ambiental e preservação da fauna nativa. “Nosso foco principal é assegurar que os animais terão qualidade de vida melhor, já que o Santuário tem uma infraestrutura maior. E como não há visitação, eles viverão mais tranquilos, rodeados pela natureza, ou seja, um ambiente bem mais calmo. O segundo motivo é porque os tigres são considerados animais exóticos, o que significa que não pertencem à nossa fauna. Isso faz parte da nova leitura que queremos oferecer ao Zoo, como espaço voltado para a educação ambiental, somente com animais da nossa fauna, de preferência da nossa região”, contou.

O recinto construído para Dara e Yuri conta com área de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, piscina e plataformas

“É um momento muito importante. Acredito que o Zoo de Piracicaba é um dos primeiros a não ter animais exóticos em seus recintos, se não for o primeiro. Diante disso, conseguimos mudar a visão sobre o Zoo, que agora será abrigo para animais resgatados, que não podem voltar pra natureza da nossa fauna. Os tigres viverão, agora, em um lugar muito melhor, com clima mais adequado e uma estrutura especial”, completou Alessandra Bellucci.

O comboio com os animais saiu do Zoo hoje, por volta das 14h

A NOVA CASA – De acordo com Sílvia Pompeu, fundadora do Santuário junto com o marido Marco, o recinto construído para Dara e Yuri conta com área de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, piscina, plataformas e troncos.

Joanópolis fica a 180 quilômetros de Piracicaba, próxima da divisa com Minas Gerais. O Santuário Rancho dos Gnomos tem como propósito atuar no resgate, acolhimento e cuidados de animais domésticos, silvestres e exóticos.

URSO JUCO – Essa é a segunda transferência de animais para o Santuário Rancho dos Gnomos. Em maio de 2022 o urso-de-óculos Juco saiu do Zoo Municipal para se mudar para a nova casa em Joanópolis. A área de 2.000 metros também é toda ambientada, conforme as necessidades da espécie.