Terminal Pauliceia começa a operar no domingo, 1º/09
O novo Terminal Pauliceia Pedro José Silveira Lara (TPA) começa a operar no domingo, 1°/09, às 4h40. O equipamento, que foi totalmente reconstruído e concluído com dois meses de antecedência do previsto, será entregue à população em cerimônia aberta no sábado, 31/08, às 10h, com a presença do prefeito Barjas Negri. A obra teve investimento de R$ 5,3 milhões. O TPA recebe 17 linhas e média de 36 mil pessoas/mês.
Terminal Pauliceia foi totalmente reconstruído e concluído com dois meses de antecedência do previsto
De acordo com o prefeito Barjas Negri, o projeto do Terminal Pauliceia é moderno e contemplou, principalmente, o conforto dos usuários, para incentivar o uso do transporte público em detrimento do transporte individual. “O Terminal Pauliceia estava obsoleto, já. Era muito escuro, fechado. O novo terminal é amplo, iluminado, muito mais agradável”, disse.
O novo Terminal Pauliceia tem plataforma com 1.680 m² e área coberta de 2.724 m², tela antipássaro, iluminação LED e pista de rolagem em concreto para receber 15 ônibus ao mesmo tempo. A construção inclui ainda nova bilheteria, bloco de apoio aos motoristas, vestiários, banheiros acessíveis e para ostomizados, além de sala para a Guarda Civil, bicicletário, reservatório de água com capacidade para 36 mil litros. Entre os equipamentos de segurança estão sistema de proteção contra descargas elétricas e de prevenção contra incêndio.
Novo terminal é mais iluminado e amplo: estímulo ao uso do transporte coletivo
Ruas e avenidas no entorno do Terminal também receberam melhorias, que incluem nova rede de águas pluviais, reconstrução do pavimento e execução de guias e sarjetas na avenida São Paulo, no trecho entre a rua Chavantes e avenida Raposo Tavares. As obras de reconstrução do Terminal Pauliceia e as melhorias na avenida São Paulo integram o pacote de obras dos Corredores de Ônibus e tem recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, do governo federal.
Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, além de melhorar a acessibilidade, dar conforto e segurança, os novos terminais de ônibus (Vila Sônia já reconstruído, Cecap, reformado, e o TPA) têm contribuído para a qualidade de vida nos bairros onde estão instalados. “Na região do Terminal Pauliceia, nos moldes do que ocorreu no Terminal Vila Sônia, vai haver um incremento no comércio e serviços na região pois, naturalmente, são indutores de crescimento” analisa.
Sônia Camargo, 60, é auxiliar de limpeza e utiliza o transporte público. Na manhã de hoje, ela era uma das funcionárias terceirizadas que cuidavam da limpeza do TPA. “Está mais fácil de fazer a limpeza. Achei excelente a obra. O terminal está mais organizado, com indicativos mais fáceis de enxergar”, contou.
Sua colega de trabalho, Sandra Thiago, 59, também aprovou. Ela chamou a atenção para o acabamento e o número maior de banheiros. “ Ninguém tem do que reclamar”, riu.
Lixeiras, bancos e piso podotátil estão em toda a extensão do TPA
HOMENAGEADO – A família de Pedro José Silveira Lara, que empresta o seu nome ao Terminal Pauliceia, participa da entrega. Piracicabano, Lara nasceu na rua Boa Morte, em 19 de maio de 1937, e se destacou como empresário no ramo do transporte público. Aos 14 anos, começou a trabalhar na empresa de ônibus Auto Viação Paulicéia. Aos 18, tornou-se sócio da empresa e, depois, proprietário.
Em 1960, vendeu a empresa Paulicéia. Voltou ao ramo de transportes, inaugurando a Viação Bi-Centenário para o transporte urbano, sediada no bairro Paulista. Em 1966, criou a Viação Silveira Ltda, estabelecida na avenida São Paulo, ao lado do Terminal Pauliceia.
Além de empresário, de 1979 a 1982, trabalhou como secretário de Transporte da Prefeitura, na gestão do prefeito João Hermann Neto. Foi como secretário que Lara implantou linhas urbanas em toda periferia da cidade.
Entrada principal do TPA, que tem plataforma com 1.680 m² e área coberta de 2.724 m²
