Portal do Município de Piracicaba

Termina ciclo de palestras da Jornada Pedagógica

Por Comunicação Social / Publicado em 17/10/2019
Tempo de leitura: 5 minutos.

Terminou nesta quarta-feira o ciclo de palestras da XII Jornada Pedagógica realizada desde segunda-feira, 14/10, pela Secretaria Municipal de Educação.

A solenidade oficial de abertura contou a presença do prefeito Barjas Negri, da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, do vereador Pedro Kawai, das coordenadoras de Educação Infantil, Sandra Perina, e Ensino Fundamental, Salvia Medina, e da coordenadora da Jornada, Aline Ambrosano.

O evento começou com apresentação cultural do grupo Ukulele DoReMiPaty , formado por Professoras da Educação Infantil da rede municipal. O conferencista Pedro Demo fez a primeira palestra desta Jornada e abordou o tema “Educar pela pesquisa e autoria”. “Eu tento valorizar o professor, principalmente o professor primeiro porque o ensino mais importante que tem sempre é a Educação Infantil”, disse.

As palestras, sempre precedidas de momentos culturais, continuaram na terça-feira. No período da manhã, as crianças do 5° ano da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof° João Batista Nogueira interpretaram a música “O sorriso negro”, de Dona Ivone Lara. A apresentação homenageou a cantora Aninha Barros, que participou com as músicas “Negrinha” e “Mundo Multicor”.

Após o momento cultural, o professor Ivan Cruz Rodrigues, apresentou a palestra “Por que explorar estratégias de cálculo mental com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?” O professor retornou no período da tarde para a palestra “A álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a BNCC”.

“Sempre acho interessante visitar e revisitar a matemática com os professores nesses processos de formação. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nos traz algumas novidades sobre o trabalho com a matemática e, de forma geral, os professores não vivenciaram alguns preceitos dessa matemática enquanto alunos. Então é importante esse trabalho que a secretaria faz na formação do professor”, disse. Antes, porém, alunos do 2° ano C da EMEF João Batista Nogueira interpretaram o livro “Mil e uma histórias de Manuela”, do autor Marcelo Maluf.

Terça-feira, à noite, o momento cultural ficou com apresentação musical das diretoras de escola Joseane Jaqueline Mathias Santos e Eloísa de Toledo Cruz, com participação do tecladista Edinilson. À noite, o psiquiatra Antonio Moreira de Lima Junior apresentou a palestra “Os transtornos de desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem”.

A quarta-feira começou com apresentação musical de Maracatu, feita pelas crianças do jardim II da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Bruna Ferreira da Silva. Após o momento cultural, a professora Maria Carmem Silveira Barbosa apresentou a palestra “Currículo, documentação pedagógica e o cotidiano”. A palestra foi apresentada novamente no período da tarde, precedida pela apresentação das crianças do Jardim multisseriado da EMEI Francisca Guiomar Aliberti Longo, que interpretaram a música “Pirueta”, de Chico Buarque.

A palestra final da Jornada Pedagógica ocorreu nesta quarta-feira à noite com o professor doutor Vitor Antonio Cerignoni Coelho, que abordou o tema “O brincar e o desenvolvimento integral da criança”. “A gente destaca três pontos: o desenvolvimento integral da criança, o conceito de criança e como o brincar se relaciona com esses dois elementos”, explicou.

O momento cultural teve apresentação do auxiliar de ação educativa Ricardo da Costa Vitti da EMEI Prof° Sabino Stênico.

Esta quinta-feira foi reservada para os professores da rede apresentarem os trabalhos em sala de aula. Na sexta-feira, à noite, haverá a entrega do prêmio Educador do Ano, evento realizado pela Câmara de Vereadores no anfiteatro da SME (Secretaria Municipal de Educação).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.