A limpeza total da cidade, após a passagem do forte temporal no dia 29 de março, deve estar concluída até o mês de junho, segundo informação de Rogério Vidal, secretário municipal do Meio Ambiente. Ao todo, são 70 ajudantes, 18 operadores de motosserra e 32 motoristas envolvidos nesta operação.

“A Sedema registrou aumento de 82% nas reclamações desde que a cidade foi atingida por este temporal”, disse Vidal. No último dia 3, eram 1.170 solicitações, sendo que este número subiu para 2.138 na quinta-feira passada, data do último balanço divulgado pela Secretaria. A partir de hoje (17), os trabalhos da Secretaria do Meio Ambiente (Sedema) foram reforçados.

As reclamações para corte e retirada de árvores e galhos são recebidas pelo código telefônico 156 (Serviço de Informação à População). Para a limpeza, a cidade está separada em cinco setores: Centro, Vila Rezende/Nova Piracicaba e Algodoal/Vila Industrial, zona leste (Cecap/Piracicamirim) e zona oeste (Vila Cristina). Do total de 2.138 solicitações, 39%, ou seja, 833 já foram atendidas pela Sedema.

Cerca de 2.700 árvores sofreram algum tipo de dano (parcial ou integral). Este número corresponde a 3% do total de 80 mil árvores plantadas antes do forte temporal no final do mês passado.