O projeto Zera Fila na Saúde segue na cidade com a contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19. Entre as atividades desenvolvidas está a Telemedicina, que prevê 42 mil consultas virtuais em um ano.
Iniciado na última sexta-feira, 22/03, o atendimento em Telemedicina acontece com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera. A consulta pode ser realizada pelo site – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados, 24h por dia. Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade.
Conforme explicou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior, o início do atendimento segue seu período de testes e alinhamento para a realidade da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) em Piracicaba. “No fim de semana o aplicativo do cartão Pira Cidadão teve instabilidade na oferta do teleatendimento, porém, é uma situação normal tendo em vista sua recente implantação e, as devidas correções no APP já estão sendo feitas pela empresa responsável. Cabe destacar que os atendimentos pelo site da Telemedicina estão funcionando”, afirmou.
No App ou site, antes de acessar a teleconsulta, é necessário que o usuário faça um breve cadastro para, assim, acessar ao serviço. É possível o paciente escolher o dia e horário do seu atendimento, evitando fila de espera. Após a confirmação do agendamento, o paciente deve acessar seu perfil de consulta cinco minutos antes do horário agendado para que sejam lidos e aceitos os termos de proteção de dados e segurança – de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) –, conferência da estabilidade da internet e funcionamento da câmera e microfone. “O atendimento será em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, com expectativa inicial de realizar até 3.500 atendimentos virtuais/mês. Além disso, esperamos que este atendimento diminua o número de pacientes nas UPAs”, apontou Muzilli Junior.
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A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é necessário que o paciente garanta que o dispositivo utilizado para a realização de sua teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização.