A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), recebeu, na tarde de ontem, 14/03, a equipe técnica do programa Rotas Rurais, do IEA (Instituto de Economia Agrícola), da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).

Com a ajuda da tecnologia de geolocalização, o Rotas Rurais permite mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança, e ainda melhora a logística de entrega e distribuição de produtos na propriedade e empresas da região.

O lançamento oficial do programa em Piracicaba aconteceu em dezembro de 2022, quando o mapa e uma base de dados com todos os ERDs (Endereçamento Rural Digiral) do município foram entregues e dezenas de agricultores foram cadastrados.

De acordo com o pesquisador científico do IEA, Vagner Azarias Martins, e o assessor técnico, João Paulo dos Anjos, que compareceram à reunião, Piracicaba possui 1.736 endereços validados. “Estamos com um quarto de endereçamentos do município já entregue, então é importante que Piracicaba continue avançando na entrega desses endereços, bem como na integração com demais serviços públicos, como segurança, saúde, educação, etc”, explica Vagner.

Durante a reunião, os técnicos orientaram a equipe da Sema sobre o registro de propriedades. Técnicos da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da Defesa Agropecuária também estavam presentes.

“Foi uma reunião muito interessante sobre a implementação do programa, que em breve terá novidades, como informações sobre conectividade, posicionamento de prédios e estabelecimentos dentro das propriedades rurais e a localização de empresas do setor agro dentro do município”, conclui o pesquisador do IEA, Vagner Azarias.

A secretária Nancy Thame destacou o trabalho que a equipe da Sema vem realizando há alguns anos no georreferenciamento das estradas rurais de Piracicaba e que este programa vem para somar com as políticas públicas já desenvolvidas pelo município. “Trabalhamos diariamente para trazer melhorias aos agricultores e moradores rurais e esta atual gestão tem tido uma boa interlocução com o Governo Estadual para continuar recebendo recursos e equipamentos fundamentais para os projetos e políticas públicas para a agricultura e infraestrutura rural”, destaca.

O PROGRAMA – Cada uma das propriedades cadastradas no Rotas Rurais recebe um “plus code” diferente, como um CEP Rural, que o proprietário pode utilizar para localizar seu sítio pelo Google Maps. 

Os moradores da zona rural podem fazer o cadastro de suas propriedades pelo aplicativo Rotas Rurais, que posteriormente tem os dados validados pela equipe do IEA e da Sema, recebendo o código de sua propriedade via notificação do aplicativo após essa validação.

O Rotas Rurais já possui mais de 57 mil km de vias rurais mapeadas e 302 mil propriedades rurais geolocalizadas em todo estado de São Paulo. 

Os moradores interessados em receber seu “CEP Rural” podem baixar o aplicativo Rotas Rurais ou entrar em contato com a Sema para mais informações, pelo telefone (19) 3437-4000.

Com a ajuda da tecnologia de geolocalização, o Rotas Rurais permite mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança
Durante a reunião, os técnicos do IEA orientaram a equipe da Sema sobre o registro de propriedades