Portal do Município de Piracicaba

Teatro Municipal Erotides de Campos recebe espetáculo Entre Risos no domingo, 31/08

Apresentação gratuita será às 16h, com distribuição de ingressos uma hora antes

Por CCS / Publicado em 26/08/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
O palhaço interage de forma divertida com uma grande bola amarela, que ele abraça deitado sobre o palco. Ao fundo, um tecido azul com estrelas brancas cobre parte do cenário, e há cabides com fantasias e adereços coloridos.
A história acompanha o palhaço Picuinha, que aguarda nos bastidores de um espetáculo circense a sua vez de entrar em cena.

O Teatro Municipal Erotides de Campos, no Parque do Engenho, recebe no domingo, 31/08, às 16h, o espetáculo Entre Risos. A apresentação integra a programação de 15 anos do projeto Diversão em Cena, iniciativa da Fundação ArcelorMittal, com patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início.

Com 50 minutos de duração e classificação livre, Entre Risos é um solo idealizado e encenado por Nico Serrano, da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, de São Paulo. A história acompanha o palhaço Picuinha, que aguarda nos bastidores de um espetáculo circense a sua vez de entrar em cena. Curioso e sozinho no camarim, ele aproveita a oportunidade para brincar com os apetrechos dos colegas e transforma a espera em momentos divertidos para o público. O espetáculo mistura diferentes linguagens, como palhaçaria, mágica, sapateado, equilibrismo e manipulação de bonecos.

No palco de cortina vermelha e cenário que remete a uma lona de circo, o palhaço Picuinha aparece sentado com uma marionete no colo. Ele usa calça larga laranja, camisa branca com suspensórios coloridos, gravata com flor amarela e chapéu preto. O nariz vermelho e a maquiagem típica completam sua caracterização.
Espetáculo será apresentado neste domingo no Teatro Erotides

A proposta de encenação é centrada no trabalho físico do ator, com pouquíssima utilização da fala. Quando surge, é por meio dos risos do personagem e de “grommelots”, linguagem vocal ligada à onomatopeia, muito usada no teatro satírico. A sonoplastia é parte essencial da dramaturgia e se conecta diretamente às ações em cena, ajudando a construir o clima do espetáculo. Em alguns momentos, um locutor anuncia as próximas atrações do circo, reforçando a atmosfera lúdica.

Entre Risos estreou nacionalmente em 2015, no Mato Grosso, e desde então já participou de festivais no Brasil e no exterior, incluindo Peru e México. Após oito anos fora de cartaz, retornou aos palcos em 2024, ao ser contemplado pelos editais ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e Fomento ao Circo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O palhaço Picuinha está sentado no chão do palco, em frente à cortina vermelha. Ele olha para frente com expressão triste e exagerada. Usa sapatos grandes pretos e brancos, calça laranja e camisa branca com adereços coloridos.
Entre Risos é um solo idealizado e encenado por Nico Serrano, da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, de São Paulo.

SERVIÇO – Espetáculo Entre Risos. No Teatro Municipal Erotides de Campos (Parque do Engenho – avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Domingo, 31/08, às 16h. Ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria uma hora antes do espetáculo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.