Portal do Município de Piracicaba

Teatro Erotides de Campos recebe formatura do Instituto Afropira no domingo, 14/12

Evento é gratuito e reúne cerca de 90 alunos em celebração de batizado, formatura e manifestações da cultura afro-brasileira

Por CCS / Publicado em 12/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, recebe no próximo domingo, 14/12, das 8h às 13h, o Instituto Afropira para a realização de um dos momentos mais simbólicos da trajetória do grupo: o Batizado, a Troca de Graduações e a Formatura da Capoeira, que neste ano tem como tema Novos Caminhos. A entrada é gratuita, com ingressos retirados na bilheteria do Teatro (Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central) na hora do evento.

A imagem retrata um grupo de pessoas praticando capoeira em um palco. No centro, um homem executa um movimento acrobático de cabeça para baixo, vestindo uma camiseta amarela e calças brancas. Ao redor dele, outros participantes tocam instrumentos musicais típicos da capoeira, como o berimbau e o atabaque, enquanto outros observam ou se preparam para dançar. A iluminação do palco destaca os artistas, criando um ambiente de performance e celebração da cultura afro-brasileira.
A programação envolve cerca de 90 alunos que participarão do batizado, da troca de cordões, e da formatura- foto-Paulo Preto Fortunato

A programação envolve cerca de 90 alunos, com idades entre 4 e 45 anos, que participarão do batizado — quando recebem seu primeiro cordão, da troca de cordões, destinada aos alunos que estão no 2º ou 3º ano de capoeira, e da formatura dos integrantes do grupo avançado.

Além das apresentações de capoeira, o público poderá prestigiar manifestações afro-brasileiras tradicionais, como maculelê e puxada de rede.

A imagem retrata uma apresentação de dança vibrante em um palco iluminado. No centro, um grupo de dançarinos masculinos em movimento dinâmico, alguns saltando no ar com chapéus de palha nas mãos, vestem calças brancas e estão sem camisa. Ao redor deles, dançarinas femininas estão sentadas ou ajoelhadas, vestindo longos vestidos brancos, criando um contraste visual com os homens em ação. O fundo é um drapeado azul claro com iluminação azul e branca, que cria uma atmosfera etérea para a performance. A plateia, parcialmente visível na parte inferior da imagem, sugere que a apresentação está ocorrendo em um teatro ou local de espetáculo.
Além das apresentações de capoeira, o público poderá prestigiar manifestações afro-brasileiras tradicionais, como maculelê e puxada de rede- foto- Paulo Preto Fortunato

Atualmente, o Grupo Capoeira Afropira desenvolve atividades em sete espaços de Piracicaba: a sede do Instituto Afropira, no bairro Nova América; os Centros Comunitários do Parque Primeiro de Maio e do São Francisco; as escolas Thales Castanho de Andrade e Dionetti Callegaro Miori, no Jardim Oriente; a escola Augusto Saes, no Nova América; e a escola Barão do Rio Branco, no Centro. As atividades realizadas nas unidades escolares integram a proposta estadual de criação de Clubes.

Em 2025, capoeiristas do Grupo representaram Piracicaba nos Jogos Regionais, conquistando o 3º lugar na equipe feminina, além de medalhas em diversas categorias individuais.

Com 12 anos de atuação na cidade, o Instituto Afropira desenvolve ao longo do ano 12 programas socioculturais, entre eles as aulas de capoeira, coordenadas pelo Mestre Marquinho e pela professora Elaine Teotonio (Nany), vencedora da 9ª edição da Volta do Mundo Bambas, realizada em junho em Brasília (DF).

SERVIÇO – Batizado, Troca de Graduações e Formatura da Capoeira do Instituto Afropira, no domingo, 14/12, das 8h às 13h. A entrada é gratuita, com ingressos retirados na bilheteria do Teatro (Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central) na hora do evento.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.