Portal do Município de Piracicaba

Teatro Erotides de Campos celebra música sertaneja raiz com Craveiro e Cravinho

O espetáculo, gratuito, teve apoio da Prefeitura de Piracicaba e emocionou a plateia do início ao fim

Por CCS / Publicado em 19/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra três homens sentados em um palco, cada um tocando um violão. Eles estão iluminados por holofotes azuis e brancos, que criam um efeito dramático no palco. Ao fundo, uma tela exibe uma imagem de um pôr do sol com tons vibrantes de rosa e laranja, e a silhueta de uma pessoa. O homem da frente, à esquerda, usa um terno escuro e está cantando em um microfone enquanto toca seu violão. À sua direita, um homem com uma camisa clara também toca um violão. Mais atrás, um terceiro homem, careca e vestindo uma camiseta preta, toca um violão com mais intensidade. O palco parece estar em um show ou concerto, com equipamentos de som e iluminação visíveis. A atmosfera é de performance musical, com os artistas concentrados em sua música.
Craveiro e Cravinho resgataram clássicos que marcaram gerações

O público lotou o Teatro Municipal Erotides de Campos na terça-feira, 16/09, em mais uma celebração da música sertaneja raiz com o show Estória Cantada, da consagrada dupla Craveiro e Cravinho. O espetáculo gratuito, apoiado pela Prefeitura de Piracicaba, emocionou a plateia do início ao fim, com resgate de clássicos que marcaram gerações e reafirmando a importância da cultura popular brasileira.

Além da forte presença do público, que aplaudiu em pé em diversos momentos, a noite também foi marcada por participações especiais que deixaram o espetáculo ainda mais especial e reforçaram a dimensão afetiva da obra dos irmãos Sebastião Franco (Craveiro) e João Franco (Cravinho).

Parceiros de longa data, como César e Paulinho, e convidados ilustres como os filhos, netos e bisnetos da dupla subiram ao palco para dividir canções. Os encontros musicais provocaram lágrimas e sorrisos da plateia.

A imagem mostra quatro homens em um palco, possivelmente durante uma apresentação musical. Dois homens estão em pé no centro do palco, cantando em microfones. O homem à esquerda está vestindo um terno claro sobre uma camisa escura e tem a mão no peito. O homem à direita está vestindo uma camiseta preta com um colar e tem a mão levantada. À esquerda, um homem está sentado e tocando um violão branco. Ele está vestindo uma camisa clara e calças escuras. Há um copo de água em uma mesa de madeira ao seu lado. À direita, outro homem está sentado e tocando um violão com muitas cordas. Ele está vestindo um terno claro e uma camisa. O fundo do palco tem uma imagem de uma casa rústica com janelas iluminadas, e há mais violões emoldurados como parte da decoração. Vários holofotes iluminam o palco.
Craveiro e Cravinho com a participação de César e Paulinho
Na imagem aparecem homens e mulheres em enfileirados e a frente uma senhora em cadeiras de rodas. Estão posicionados em uma entrada de um teatro. Na parede aparece o desenho de duas violas de cor verde com detalhes em preto, estampada com um rosto de dois homens.
Artistas, famila, amigos, o artista Palmiro Romani e o Secretário Carlos Beltrame

Para o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, a noite foi especial. “Craveiro e Cravinho nos brindaram com uma grande apresentação, reafirmando a força da música sertaneja raiz. A Secretaria de Cultura se orgulha em abrir espaço e valorizar artistas que representam a história e a identidade do nosso povo”, afirmou.

Beltrame destacou também o apoio do prefeito Helinho Zanatta. “Desde o início ele foi um entusiasta e apoiador desse show. Agradeço também ao público que lotou o teatro e compartilhou conosco esse momento de memória, emoção e celebração da nossa cultura popular.”

Na imagem aparece um senhor de bigode segurando um microfone em sua mão esquerda. Ela olha e está com o braço estendido no ombro de um senhor de camisa clara e calça escura, que olha atentamente para ele. Ao lado deles aparecem quatro pessoas em pé, sendo um rapaz segurando uma criança no colo. E ao lado está uma senhora de cabelos brancos, que olha cabisbaixo. Na parede estão o desenho de dois violões, estampado com o rosto de dois homens.
Secretário Carlos Beltrame, em homenagem aos artistas

TRAJETÓRIA – Com mais de seis décadas de carreira, 20 álbuns gravados e uma trajetória que se confunde com a história da música sertaneja de raiz, Craveiro e Cravinho transformaram o palco do teatro em uma viagem no tempo, revisitando sucessos que embalaram rádios, festas e memórias de Piracicaba e região.

Os ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo acabaram rapidamente e o público demonstrou toda a reverência à dupla com longas salvas de palmas e coro em músicas emblemáticas.
Ao final do espetáculo, foram inauguradas oficialmente, no hall do Teatro Erotides de Campos, localizado no Engenho Central, as placas em forma de violas que homenageiam Craveiro e Cravinho, projeto do artista plástico Palmiro Romani.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.