Publico assiste ao documentário dos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O documentário dos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi exibido em pré-estreia na noite de ontem, segunda-feira, 23/10, no Teatro Municipal Erotides de Campos. O audiovisual, produzido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do CCS (Centro de Comunicação Social), da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), com direção de Rafael Bitencourt, traz fatos e relatos de personagens históricos das cinco décadas de existência do evento piracicabano, considerado um dos mais importantes do circuito do humor gráfico do mundo.

A sessão foi aberta por Carlos Beltrame, titular da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e por Junior Kadeshi, diretor do Cedhu.

Sessão foi inaugurada por Carlos Beltrame, titular da Semac, e por Junior Kaseshi, diretor do Cedhu

“Este registro é essencial a este ciclo do quinquagésimo Salão de Humor. O documento pontua 50 anos para preparar o evento a mais 50, 100 anos; prepara nosso Salão para sempre ser atuante e relevante quando o assunto é usar o humor para pensar o Brasil e o mundo de forma inteligente”, enfatizou o secretário Beltrame.

“São depoimentos de seus fundadores, de artistas que fizeram parte dele e de equipes que, anualmente, fazem com que o evento cresça e alcance novos patamares. Este documentário marca essa data especial, em que o Salão completa meio século, relembrando seu passado, e de olho no futuro”, completou Kadeshi.

A produção ainda será exibida na última semana de visitação da 50ª edição, cuja mostra principal no Armazém 14, no Engenho Central, e que fica aberta de quinta e sexta-feira. O documentário será exibido no Anfiteatro Henfil, no Armazém 14, na quinta, 26/10, e na sexta-feira, 27/10, às 10h e às 16h, e no sábado, 28/10 e domingo, 29/10, às 14h e 18h.

O documentário também já está no Youtube: https://youtu.be/zbB2INd5iik?si=BR84pA0gfCXxLOO_.

Antes do início da sessão do documentário no Teatro do Engenho, os artistas Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto e Erico e Fábio San Juan estiveram no hall do espaço fazendo caricaturas do público.

Artistas locais fizeram caricaturas dos presentes na recepção do evento

Já após a exibição, o palco do Erotides de Campos recebeu três artistas do grupo Risadaria, Luciano Guima, Marcela Galvão e Victor Ahmar, que provou risadas do público durante a apresentação do stand up comedy SuperShow.

A piracicabana Marina Racca chegou cedo para ganhar uma caricatura e ficou até o final do evento. “Achei o documentário fantástico. Fiquei sabendo pela imprensa que aconteceria a exibição no Teatro Engenho e vim prestigiar. Acompanho o Salão de Humor desde sempre e adorei saber de algumas curiosidades. Recomendo a todos”, disse.

Marina Racca chegou cedo para ganhar uma caricatura

Gregory Antony de Castro Silva, natural de Rio Claro, mas radicado em Piracicaba, já participou de edições passadas do Salão de Humor, e revela que o documentário trouxe fatos até então que ele desconhecia sobre o evento. “Tem muita informação, sobre sua importância com respaldo internacional e como aconteceu sua criação”.

O também piracicabano Diego Lourenço saiu satisfeito ao ter um contato mais próximo com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba por meio do documentário. “Vale a pena assistir este registro sobre um acontecimento que faz parte da história da cidade”.

SERVIÇO – 50ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Visitação presencial: até dia 29/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Avenida Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615.