O Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, recebe a partir de amanhã, 17/07, até domingo, apresentações teatrais dos alunos do curso técnico em Teatro do Senac Piracicaba. As peças são O Último Carro, nos dias 17 e 18/07, com alunos da Turma 019, e Rasto Atrás, nos dias 19 e 20/07, com alunos da Turma 018, sempre às 20h, com entrada gratuita. As atividades têm apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
O Último Carro é pérola da dramaturgia brasileira. Escrita no período da Ditadura Militar, a obra venceu o primeiro e único Seminário Carioca de Dramaturgia, em 1967 — antes de ser engavetada e proibida por anos em virtude da censura. Neste teatro, o escritor João das Neves, fundador e encenador do Grupo Opinião, materializa o povo brasileiro em sua essência heroica contemporânea, em que os homens comuns vivem suas odisseias particulares.
A peça ainda narra, em dois grandes atos, a sociedade suburbana carioca diante da sobrevivência de sua classe, aglomerada aqui nas plataformas de trem diariamente ocupadas para ir ao trabalho, cochilar de exaustão e implorar esmolas.
A direção e adaptação é de Ricardo Araújo e Monique Maritan. O elenco é formado por Adriana Brasil, Bárbara Rizzato, Dara Krallissa, Esthefany Passos, Gabriela Pereira, Iarley Gustavo, Laura Rosa, Manu Guidotti, Pedro Lira, Rafaella Pella, Regina Navarro, Rodrigatão, Suriah Callin, Tay Moura e Vitor Teixeira.
Já Rastro Atrás é baseado no texto de Jorge Andrade, escrito em 1965, que apresenta uma abordagem autobiográfica e metalinguística, retratando a produção teatral no Brasil. Já seu título alude ao contexto das caçadas no interior do Brasil.
A vontade de mudança é que se baseia toda a história do protagonista Vicente, um dramaturgo frustrado que resolve partir rasto atrás e retornar a sua terra natal, a fim de reencontrar seu pai, um caçador matuto, com quem mantém uma relação conflituosa desde a infância.
Nessa jornada, o espectador é levado a explorar o passado de Vicente e de sua família, encontrando uma série de personagens que se conectam de alguma forma com o espectador: paixões platônicas, problemas conjugais, sede de mudança e principalmente conflitos entre pais e filhos, uma tensão frequente nas relações familiares.
Os responsáveis pela orientação do elenco durante toda a produção teatral e preparação cênica são os professores Monique Maritan e Ricardo Araujo, que assinam a direção da peça. O elenco é: Nicolas Antunes, Kadu Lima, Aynoã Beinotte, Guilherme Dias, Júlio Aguiar, André Vasconcelos, Iury Arcanjo, Mari Villa, Keith Oliveira, Vicente Mateus, Pedro Boscaro, Lê Ferraz, Diego Oliveira, Junior Taz, Rodi Coelho, Isaque Adriel, Fabio Coca, Bela Rodrigues, Vânia SKT, Gabriel Antonio, Vitória Gilteve, Gabriela Vênus, Vitor Forti, Lucas Rafhael e Isa Cotrim.
SERVIÇO – Espetáculos teatrais dos alunos do curso técnico em Teatro do Senac Piracicaba. O último Carro, nos dias 17 e 18/07, e Rasto Atrás, nos dias 19 e 20/07, sempre às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. Avenida Maurice Allain, 454. Classificação: 14 anos. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.