Portal do Município de Piracicaba

Teatro do Engenho recebe celebração da Missa Afro

Realizado pela Diocese de Piracicaba com apoio da Prefeitura, atividade é gratuita, com início às 9h

Por CCS / Publicado em 19/11/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas em um palco, aparentemente durante uma apresentação. Há duas bandeiras penduradas no fundo, com retratos e escritos em português. As pessoas no palco estão vestidas com roupas coloridas e vibrantes, algumas segurando instrumentos musicais como violões e outros objetos, e parecem estar cantando ou falando em microfones. O palco é decorado com um tecido estampado em cores vivas, com um padrão que remete à cultura africana. Há iluminação de palco direcionada para os artistas. Ao fundo, pode-se ver a estrutura de um teatro ou auditório, com assentos e uma varanda. As bandeiras no fundo têm os dizeres "VALEU ZUMBI" e "ESCRAVA ANASTÁCIA", sugerindo uma temática relacionada à história e cultura afro-brasileira. A data "ADRAETANO 19-11-2023" está escrita no canto superior esquerdo da imagem, indicando o local e a data do evento.
Missa Afro será realizada na quinta-feira, Dia da Consciência Negra. no Teatro do Engenho

Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, a Diocese de Piracicaba realiza mais uma edição da já tradicional Missa Afro, nesta quinta-feira, 20/11, às 9h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A atividade é gratuita e aberta para todos os públicos.

Na Celebração, a Pastoral Afro de Piracicaba participa da missa do Rito Romano com fé e alegria, os cantos acompanham instrumentos de percussão, vestimentas coloridas e danças. Para a data, a Diocese pede a doação de alimentos não perecíveis no momento do ofertório e estes, serão direcionados às pastorais que prestam cuidados dos mais necessitados da cidade.

Coordenada pela igreja Católica, a Pastoral Afro de Piracicaba foi criada em 1988 e visa valorizar a cultura e a identidade negra, além de combater o racismo. A pastoral promove reflexões e ações que destacam a religiosidade negra e buscam a igualdade racial. Ao longo do ano, seu trabalho envolve encontros e estudos para fortalecer a identidade e a história da população negra.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.