Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Teatro do Engenho recebe a 4ª edição do Prêmio Pirarazzi na quarta-feira, 09/04

Com apoio da Prefeitura, evento valoriza artistas locais em 30 categorias e presta homenagens a nomes históricos da cultura piracicabana

Por CCS / Publicado em 07/04/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
Organizador, Elson de Belém durante cêrimonia da 3ª edição do prêmio – foto Ricardo Roberto Raya

Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o Teatro Erotides de Campos, será o palco da 4ª edição do Prêmio Pirarazzi de Cultura nesta quarta-feira, 09/04, às 20h. A iniciativa celebra e reconhece os principais nomes da arte local em 30 categorias, com entrada gratuita mediante reserva no site megabilheteria.com (limite de 3 ingressos por CPF) e a doação solidária de 1 litro de leite, destinado à Casa do Bom Menino.

Consolidado como uma das premiações culturais mais importantes de Piracicaba, o Prêmio Pirarazzi nasceu em 2019 com a proposta de dar visibilidade a artistas, grupos e coletivos que constroem a identidade cultural da cidade por meio da música, teatro, dança, artes visuais, literatura, audiovisual, cultura popular e outras expressões.

A escolha dos indicados e vencedores é feita de forma democrática e participativa, com envolvimento direto da população. A curadoria inicial é construída a partir de uma pesquisa contínua realizada ao longo do ano, que identifica os artistas, grupos e iniciativas que mais se destacaram em suas áreas. Esses nomes são, então, organizados em categorias e submetidos à votação popular aberta. Em 2025, o processo aconteceu entre janeiro e março, por meio de um link divulgado no perfil oficial do prêmio no Instagram (@ppcultoficial), e recebeu mais de 18 mil votos, refletindo o engajamento da comunidade e o reconhecimento espontâneo da produção cultural local.

“A cada ano, o Pirarazzi se torna mais representativo e necessário. Não se trata apenas de premiar, mas de reconhecer trajetórias, estimular novos talentos e dar palco para quem faz arte com paixão, mesmo enfrentando tantos desafios. É um gesto de respeito e de afeto pela cultura que é feita em Piracicaba”, afirma o idealizador Elson de Belém, que também coordena a organização do evento com uma equipe de parceiros e apoiadores.

A programação inclui apresentações musicais, intervenções artísticas e a entrega de troféus aos vencedores das 30 categorias. A noite contará ainda com a performance especial pop & rock Jukebox, musical que traz clássicos internacionais das décadas de 1980, 1990 e 2000, interpretados pelo Ensemble Allegro Vocale, com direção de Lucas Lopes e Patrícia Veiga.

Maestro Marco Antônio Abreu Moraes será o grande homenageado da edição

Nesta edição, o grande homenageado será o maestro Marco Antônio Abreu Moraes, referência no cenário musical de Piracicaba. Com uma trajetória que iniciou ainda jovem na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba, ele se destacou como saxofonista, arranjador, compositor e educador musical. Ao longo de sua carreira, trabalhou com grandes nomes da música brasileira e formou muitos músicos da cidade. Além disso, o maestro Moraes é o fundador da PJBE – Big Band Pirajazz, que promove a música instrumental e popular em Piracicaba. O maestro tem se dedicado também à produção e direção de diversos projetos musicais, sendo uma verdadeira referência para as novas gerações de músicos.

A 4ª edição do Prêmio Pirarazzi também prestará uma homenagem póstuma ao músico Eloy Porto Neto, que faleceu recentemente. Eloy foi um nome essencial no cenário do jazz e da MPB em Piracicaba. Com uma carreira sólida que começou aos 17 anos, ele participou de importantes formações de MPB e jazz, como a Pirajazz Band Experimental e o Hot Club de Piracicaba. Sua carreira inclui gravações com artistas como Flávia Virgínia e Marco Antônio Abreu Moraes, além de apresentações marcantes em festivais de jazz no Brasil.

Para o secretário municipal da Cultura, Carlos Beltrame, o apoio ao prêmio reforça o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à valorização cultural, “Piracicaba tem um ecossistema cultural vibrante, diverso e potente. O Prêmio Pirarazzi representa o reconhecimento legítimo aos artistas que constroem essa riqueza todos os dias”, destaca.

SERVIÇO – Prêmio Pirarazzi de Cultura – Teatro Erotides de Campos – Engenho Central | Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central. Dia 09/04/2025 (quarta-feira), às 20h. Ingressos gratuitos no site megabilheteria.com (limite de 3 por CPF). Quem quiser pode doar 1 litro de leite que será entregue à Casa do Bom Menino | Informações: Instagram @ppcultoficial ou e-mail ppcultoficial@gmail.com.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.