O documentário cênico Sete Cortes Até Você, com concepção e dramaturgia de Soraia Costa, será apresentado pela primeira vez em Piracicaba nesta quarta-feira, 28/02, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos. O espetáculo foi contemplado pelo Proac de Circulação 2022 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a entrada é gratuita.

Com direção da própria autora, que está em cena ao lado do filho Valentino Manolo, a montagem atravessa questões atuais, como aborto, violência obstétrica, deficiência, eugenia, imigração, diversidade e representatividade.

No enredo de Sete Cortes Até Você, mãe e filho reais contam a história do nascimento do menino com lábio leporino e outras complicações congênitas que resultaram em 17 cirurgias ao longo de 15 anos.

Munidos de fotos, vídeos e documentos reunidos por este período, a dupla apresenta uma versão poética, lúdica e com muito humor num espetáculo emocionante indicado ao 33° Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2023 e Vencedor do 7° Edital de Dramaturgia do Centro Cultural São Paulo em 2020.

No enredo de Sete Cortes Até Você, mãe e filho reais contracenam | Foto: Ivan Soares

“A partir do momento em que se coloca uma história real em cena, ela passa a ser ficção. Vai ser elaborada com uma artesania narrativa e poética própria das estruturas dramatúrgicas, tramitando e borrando estas fronteiras do que é biográfico – ainda que tudo que esteja ali tenha acontecido de verdade”, explica Soraia que brinca: “Até que se prove o contrário!”

No palco, um grande útero envolve todo o espaço cênico. Outros temas em foco no espetáculo são a violência obstétrica e o medo da perda do filho a cada procedimento cirúrgico.

SERVIÇO – Sete Cortes Até Você. Quarta-feira, 28/02, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos. Classificação: 14 anos. Entrada gratuita. Na avenida Maurice Allain, 454. Informações: 3403-2601.