O bairro Tatuapé II e adjacências já contam com o Centro Social e de Convivência, ampliando com isso as oportunidades de lazer e beneficiando em torno de 5 mil pessoas dos bairros Itapuã, Tatuapé I e II, Jardim Camargo, Glória, Borghesi, Santo Antonio, Ibirapuera e região.
A entrega do espaço aconteceu na manhã do último domingo (10), com a presença do prefeito Barjas Negri, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e moradores.
Estimada em R$ 134 mil reais, a obra ocupa um espaço de 420 m² de construção e terá galpão, sanitários, cozinha azulejada e ampla sala de atividades. O Centro Social está localizado no final da Rua Carlos Brasiliense Pinto, próximo à área de lazer e com estrutura para receber eventos comunitários, atividades lúdicas, pedagógicas e educativas.
A obra realizada em parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e a de Desenvolvimento do Meio Ambiente, atende reivindicação antiga dos moradores e foi solicitada durante audiência pública entre prefeito e membros da Associação dos Moradores daquele bairro.
O presidente da associação do bairro, José Valdir Martins, ressaltou que o Centro Social se concretizou graças à luta da comunidade. Ele destacou que o espaço poderá ser utilizado para diversas atividades, mantendo as crianças e os adultos ocupados, podendo aproveitar o tempo ocioso para maior engajamento social e de lazer.
Valdir afirmou que sempre acreditou no potencial do bairro Tatuapé e é por isso, que continuará lutando para que mais melhorias venham beneficiar a comunidade. “Costumo dizer que o Barjas Negri é o prefeito criança, pois tem se envolvido totalmente, no sentido de implementar obras e ações positivas para as crianças e adolescentes. Lembrou que além do Centro Social, o bairro já foi contemplado com um campo de areia e parque infantil. Todas essa melhorias são importantíssimas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população”, reiterou.
A secretária Maria Angélica Guércio enfatizou que a Semdes tem um centro de referência de assistência constituído por profissionais que conhecem muito bem aquela comunidade. “Procuraremos desenvolver um trabalho de integração com a Associação de Moradores e grupos que atuam diretamente com a comunidade, para discutirmos uma ação regionalizada”.
Segundo a secretária, existem várias demandas que devem atender aquela comunidade, citando especialmente a questão do adolescente e da criança. “O nosso foco de trabalho são as ações sociais visando à integração da comunidade e a reestruturação das famílias, componentes importantes para o êxito do trabalho social”.
O prefeito Barjas Negri lembrou que o bairro ficou muito tempo sem receber investimentos sociais por parte do Poder Público. “A nossa forma de administrar possibilita que todos os bairros sejam tratados como cidade. E o bairro Tatuapé não é diferente e tem recebido toda a atenção. Esse Centro Social melhora em muito as condições sociais da comunidade, se revestindo em melhor qualidade de vida aos moradores”.