Portal do Município de Piracicaba

Tarifa Social Residencial de Água do Semae beneficia mais de 8.000 famílias

Benefício é destinado a famílias de baixa renda inclusas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CADÚnico

Por CCS / Publicado em 07/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Destinado a famílias de baixa renda, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba oferece a Tarifa Residencial Social de Água. As famílias que consomem até 15 m³ de água podem obter desconto de 50% em relação à tarifa residencial padrão, enquanto aquelas que consomem entre 16 m³ e 20 m³ podem receber desconto de 25%. Essas medidas estão alinhadas à Lei Federal nº 14.898/24 e à Resolução Ares-PCJ nº 592/24.

A imagem retrata o interior de um estabelecimento, possivelmente um órgão público ou centro de atendimento, com divisórias azuis formando cubículos numerados (6 e 5 visíveis). Em cada cubículo, há uma mesa com uma cadeira para o atendente e outra para o cliente. No cubículo 6, uma mulher com cabelo longo e preto, usando óculos e uma camiseta preta, está sentada de costas para a câmera, escrevendo em um papel. No cubículo 5, um homem mais velho, vestindo uma camiseta branca, boné e óculos, está sentado de frente para um atendente. O atendente, um homem com barba, veste uma camisa clara e parece estar explicando algo ao cliente, com a mão levantada em um gesto de comunicação. Uma divisória de vidro separa o atendente do cliente, e um monitor de computador está visível atrás do atendente. Um QR code e um aviso estão afixados na divisória de vidro.
Pedido para inclusão na Tarifa Social Residencial pode ser feita presencialmente nos guiches de atendimento do Semae

Ronald Pereira, presidente do Semae, enaltece que a Tarifa Residencial Social de Água é um passo fundamental para garantir o acesso à água potável às famílias de baixa renda em Piracicaba. “Com descontos significativos, de até 50%, estamos promovendo a inclusão social e aliviando o peso da conta de água no orçamento dessas famílias. Essa iniciativa não só atende à legislação, mas também reforça nosso compromisso com a dignidade e a qualidade de vida da população”.

De acordo com a Gerência de Relacionamento com o Usuário do Semae, “em dezembro de 2024, a Lei Federal nº 14.898 entrou em vigor, estabelecendo diretrizes para a tarifa social de água e esgoto em todo o Brasil. Atualmente, o cadastramento para o benefício é automático e se baseia nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais, o CADÚnico”, informou Bianca Giuliani de Oliveira Alcantara, gerente do departamento.

A imagem mostra uma mulher sorrindo para a câmera, usando óculos e uma regata branca. Ela está sentada em uma mesa de escritório com dois monitores de computador. O monitor da esquerda exibe um site com o título "TARIFA SOCIAL" e informações sobre "SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO". O monitor da direita, um laptop, exibe uma tela com código em verde. Ao lado dos monitores, há um teclado, um mouse e um calendário de mesa que marca "NOVEMBRO 2025". Há também alguns objetos decorativos e materiais de escritório na mesa. A iluminação sugere que a foto foi tirada em um ambiente interno, possivelmente um escritório.
Bianca Giuliani é gerente de Relacionamento com o Usuário do Semae Piracicaba

A partir dessa mudança na legislação federal, Piracicaba passou a ofertar o benefício a muito mais famílias, antes eram apenas 783 famílias (dezembro/24), e agora são 8.562 (outubro/25).

De acordo com Bianca, caso o usuário não seja identificado pelo cadastramento automático, é possível solicitar o benefício diretamente pelos canais de atendimento. “Para isso, deve apresentar documentos pessoais, a folha resumo do CADÚnico atualizada há, pelo menos, dois anos e, se aplicável, comprovante de recebimento do BPC”, completou.

ACESSO – Para se enquadrar na tarifa social, o usuário deve ter uma renda per capita de até meio salário-mínimo e atender a um dos seguintes critérios: pertencer a uma família inscrita no CADÚnico ou ter, entre seus membros, uma pessoa com deficiência ou idosa acima de 65 anos que não possua meios de prover sua própria manutenção e receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

ATENDIMENTO – As solicitações podem ser feitas online pelo WhatsApp (19) 3403-9608 ou pelo Sistema Sem Papel (semapel.piracicaba.sp.gov.br). Também é possível realizar o atendimento presencial na Sede do Semae à rua XV de Novembro, 2200, Bairro Alto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos; na Prefeitura (Térreo 2 – T2) à rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Centro. Atendimento: Segunda à sexta-feira, 8h às 12h e das 13h às 16h (Guichê 16), exceto em feriados e pontos facultativos; e no Polo Santa Teresinha à rua Nagib Ismael, 104. Atendimento: Segunda à sexta-feira, 8h às 12h e das 13h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.