A partir deste domingo (2), a tarifa de ônibus na cidade custa R$ 2,00, após proposta aprovada pelo Comitê Gestor da Câmara de Compensação Tarifária, que propôs aumento em R$ 0,10, passando de R$ 1,90 para R$ 2,00. O decreto que reajusta a tarifa foi assinado pelo prefeito Barjas Negri, na tarde do último dia 30.

O valor é baseado em cálculo que considera a inflação do período, os aumentos de insumos, como óleo diesel, além de peças e pneus dos veículos e do aumento do salário dos motoristas que têm dissídio coletivo em maio. A planilha de custos usada para definição do valor contempla todos esses índices.

Pela legislação, um ano após o aumento da tarifa pode haver novo reajuste. O último foi em 2 de abril do ano passado, quando passou de R$ 1,70 para R$ 1,90.

O sistema urbano de ônibus tem uma média mensal de 2,8 milhões de usuários de transporte coletivo que utilizam crédito, bilhete popular e crédito de vale-transporte, já incluído o transporte gratuito disponibilizado pela prefeitura para algumas atividades específicas.

As planilhas contemplam os gastos mensais que as empresas de ônibus têm com combustível, pneus, óleo, desgaste da frota e outros itens. Este valor é dividido pelo número de passageiros do sistema e assim chega-se à tarifa necessária para cobrir os gastos. O secretário de Trânsito e Transportes, Mário Miotto, reforça que o valor está abaixo desta margem, aumentando o déficit da Câmara de Compensação Tarifária.

As empresas ganham por quilômetro rodado e não por passageiro transportado, o que provoca esta diferença.

O déficit da câmara –– que custeia a manutenção do sistema –– é estimado em R$ 12 milhões. O sistema urbano de ônibus tem uma média mensal de 1 milhão de usuários de transporte coletivo que utilizam crédito ou bilhete popular e aproximadamente 900 mil de crédito de vale-transporte, já incluído o transporte gratuito disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.

VALORES DAS TARIFAS NA REGIÃO

Campinas