Portal do Município de Piracicaba

 Superação: projeto da Prefeitura realiza 62 atendimentos no 1º dia de atendimentos no bairro Vila Sônia

Iniciativa reúne diversas secretarias para atender população em situação de rua

Por CCS / Publicado em 01/12/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um evento em um ginásio, possivelmente um centro de registro ou de serviços. Há várias mesas com pessoas sentadas, algumas trabalhando em laptops e outras sendo atendidas. As pessoas estão sentadas em cadeiras brancas de plástico, e o chão do ginásio é verde com marcações vermelhas. Ao fundo, há uma estrutura de arquibancada e uma parede laranja. Há também um ventilador e uma placa com o texto "CADASTRO ÚNICO". A atmosfera parece ser de organização e atendimento ao público.
O Superação realizou 62 atendimentos no primeiro dia de atendimentos no ginásio do Vila Sônia

O Superação – Um Projeto de Todos realizou 62 atendimentos no primeiro dia de atendimentos no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, localizado na avenida Euclides de Figueiredo, s/nº, no bairro Vila Sônia. Os serviços permanecem no local até quarta-feira, 03/12, e na próxima semana seguirão para a Região Oeste do município.

A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, em parceria com diversas secretarias municipais. O objetivo é oferecer atendimento e encaminhamentos às pessoas em situação de rua.

No primeiro dia de atendimentos no bairro, os técnicos das secretarias e voluntários realizaram 15 cortes de cabelo, 13 inserções no Cadastro Único, 10 atendimentos pelo Consultório na Rua, 10 abordagens pelo serviço de busca ativa, cinco contratos para a Frente de Trabalho, cinco encaminhamentos para a Casa de Passagem, além de duas internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. Também foi realizado um encaminhamento para consulta e uma emissão de segunda via de certidão de nascimento.

Entre os atendidos, está Natalie Louise Nascimento Trindade, 39, que conseguiu uma vaga na Frente de Trabalho e está auxiliando a equipe da assistência social no Centro Pop e no ginásio, organizando e distribuindo alimentação e com as triagens para os atendimentos. Após viver em situação de rua entre maio e setembro, ela foi acolhida na Casa de Passagem e integra a Frente de Trabalho desde o dia 24/11. “Estou agarrando uma oportunidade que apareceu na minha vida. Fui ajudada e agora estou ajudando as pessoas. O projeto é muito bom e deveria ser adotado em outras cidades, está realmente mudando a vida das pessoas”, afirmou.

A imagem mostra duas mulheres em primeiro plano, dentro de um ginásio. A mulher à esquerda tem cabelos loiros ondulados e veste uma camiseta branca com um logotipo verde que diz "SEAS Serviço Especializado em Abordagem Social". Ela segura uma caneca térmica prateada e um caderno. Tatuagens são visíveis em seu braço. A mulher à direita usa um boné rosa e branco e uma camisa azul com um padrão xadrez pequeno e um pequeno logo rosa. Ela está sorrindo e olhando para baixo, segurando uma caneta sobre um papel. Ao fundo, em uma mesa, dois homens estão sentados. Um deles, com uma camiseta verde clara, está olhando para um laptop. O outro homem, com uma camiseta azul clara, está conversando com ele. O ambiente parece ser uma quadra esportiva, com uma rede de vôlei visível ao fundo.
Natalie conseguiu uma vaga na Frente de Trabalho pelo projeto

Outro atendimento foi o de Venâncio Cesar Pereira, 32, natural de São Miguel Arcanjo-SP, que recebeu uma passagem para Tietê-SP, onde surgiu uma oportunidade de trabalho. Ele elogiou o projeto e relatou ter ficado cinco dias na Casa de Passagem. “Fui acolhido, bem tratado, recebi alimentação com comida muito boa e corte de cabelo gratuito. Às vezes é isso que a pessoa precisa: de um olhar humano, e é isso que esse projeto está fazendo”, contou.

A imagem mostra dois homens em um ambiente interno, possivelmente uma quadra esportiva, com arquibancadas ao fundo. Um homem, vestindo uma camiseta amarela e um boné azul com um símbolo de folha, está cortando o cabelo de outro homem. Ele usa uma máquina de cortar cabelo elétrica, e o homem que está sendo cortado está sentado, usando uma capa preta com a inscrição "WMARK" em vermelho. O homem que está recebendo o corte de cabelo tem uma expressão levemente sorridente e parece estar olhando para o lado. Há alguns cabelos cortados espalhados sobre sua capa. Pendurados em uma grade metálica ao fundo, há algumas roupas, incluindo uma toalha azul e uma camiseta preta com um padrão de tesouras. Uma mesa branca com um objeto preto em cima está visível à direita. O chão parece ser de cor verde.
Venâncio elogiou a maneira que foi acolhido no projeto

COMO AJUDAR – A população pode auxiliar na identificação e informar sobre as pessoas em situação de rua pelos telefones: (19) 99694-1768, (19) 99705-4663, (19) 99446-4389 (Serviço de Abordagem Social), pelo 153 da Guarda Civil Metropolitana e pelo (19) 3426-5979 (Centro Pop).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.