Texto: CCS (com colaboração do Sesi Piracicaba)

Secretário de  Esporte de Piracicaba de camisa longa azul, fala ao microfone
O secretário municipal de Esportes, Hermes Balbino, destacou a importância do projeto para Piracicaba- foto- Alexandre Nascimento- Selam

Piracicaba é uma das dez cidades contempladas com projeto-piloto São Paulo Olímpico (SP Olímpico), promovido pela Secretaria Estadual de Esportes. O anúncio foi feito no primeiro semestre pelo governador Tarcísio de Freitas e o projeto foi apresentado na manhã de hoje, 16/08, no Teatro do Sesi, aos professores da rede pública de Piracicaba e região. A programação do projeto está em fase de elaboração.

Pessoas no Teatro sentadas em poltronas vermelhas
O encontro aconteceu no Teatro do Sesi, na Vila Industrial- foto- Alexandre Nascimento

O evento contou com as presenças do secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino, da secretária estadual de esportes, Coronel Helena Reis, do diretor regional do Sesi, Ricardo Machado, do diretor regional de ensino, Fabio Augusto Negreiros, do coordenador estadual de esportes e lazer, Paulo Merino, e do secretário-executivo de Esportes de São Paulo, Beto de Souza.
O SP Olímpico visa formar atletas olímpicos, com incentivo às práticas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. O programa será desenvolvido, principalmente, nas escolas municipais e estaduais, com a participação dos professores que serão capacitados, tendo como parceiros instituições privadas como o Sesi.

Seis pessoas sentadas em uma mesa retangular com toalhas vermelha e branca
Da esq para dir – Fábio Negreiros, Hermes Balbino, Beto de Souza, Coronel Helena Reis, Paulo Merino e Ricardo Machado- foto- Alexandre Nascimento-Selam

ETAPAS – As ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os destaques serão encaminhados aos Centros de Formação Esportiva a partir do sexto ano. Na sequência, eles poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho.
De acordo com o secretário Hermes Balbino, a escolha de Piracicaba como piloto do projeto é importante, por conta do reconhecimento do Estado diante do trabalho que é realizado na área do esporte, colocando o município como uma das principais potências regional e estadual. “Antes de tudo é uma oportunidade e possibilidade de firmar e dar consistência ao trabalho que já é feito no município, contando com os investimentos do Estado, para realização de projetos. Precisamos entender que os resultados do SP Olímpico, serão a longo prazo, por conta do ineditismo do projeto que contará, sobretudo, com a energia e idealismo dos professores das redes municipal e estadual e da Selam”, enfatizou.
“Acredito no esporte como política pública e projetos como esse têm o potencial de impactar na construção da cidadania. O SP Olímpico será um divisor de águas dentro das escolas. É uma missão capaz de transformar a vida de pessoas”, afirmou a Coronel Helena Reis.
“Nós acreditamos no esporte e, quando o projeto é concebido assim, ele funciona. Desejo que o SP Olímpico germine e traga bons frutos. O Sesi sempre estará ao lado de parcerias como essa”, falou o diretor regional do Sesi, Ricardo Machado.

INVESTIMENTO – Neste início, o projeto-piloto será implantado, além de Piracicaba, em nove cidades: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Santa Bárbara D´Oeste e São José do Rio Preto. Receberá investimento de R$ 150 milhões do Governo do Estado e qualificação de 600 professores de educação física.