Solidariedade: palestra aborda a destinação do Imposto de Renda devido a fundos especiais
Delegados da Receita Federal explicaram como pessoas físicas e jurídicas podem proceder para doar parte do IR para fundos que atendem crianças e idosos no município

A Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, e a Receita Federal realizaram hoje, 31/03, a palestra Transforme seu Imposto de Renda em Solidariedade, no anfiteatro do Pecege, que também é parceiro na ação. O evento objetivou tirar dúvidas e explicar como pessoas físicas e jurídicas podem proceder para doar parte do IR devido para fundos que atendem crianças e idosos no município.
O evento teve início com a palavra da presidente do Fundo Social, Valkiria Callovi, que destacou a importância da divulgação dessa ação. “Muitas pessoas ainda desconhecem essa possibilidade de destinar o IR para associações que atendem crianças, adolescentes e idosos da cidade. Ou então que não sabem como fazer. Por isso, nesse momento, estamos começando um trabalho de formiguinha, de divulgação dessa oportunidade e, assim, conseguir arrecadar mais para esses fundos especiais”, disse a presidente.
A condução da palestra foi feita pelo delegado da Receita Federal de Piracicaba, Antônio José Furlan, e pelo sub-delegado, Marcos Vinícius Beltrame.

“Hoje seremos multiplicadores desse tema. E é muito interessante ver que essa sensibilidade está partindo de órgãos públicos, como a Receita Federal, de levar esse conhecimento, uma vez que faz parte da missão da instituição esse outro olhar, mais social”, comentou Furlan.
O delegado apresentou dados referentes a 2024, nos quais de 51.691 declarações de pessoas físicas entregues no modelo completo, apenas 609 fizeram a destinação aos fundos especiais. Isso representa aproximadamente 1.18% do total.
Segundo Furlan, Piracicaba tem um potencial de destinação, considerando apenas pessoas físicas, de R$ 36,9 milhões; entretanto, o arrecadado na última declaração foi de cerca de R$ 807 mil.
“Esses dados incluem as pessoas físicas que destinaram o IR devido na hora da declaração. Como vemos, o potencial de Piracicaba é muito alto, mas poucos fazem essa destinação”, explicou o delegado, acrescentando ainda que somente podem optar por essa doação, pessoas físicas que fazem a declaração no modelo completo e pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real.

Todas as informações sobre a destinação do IR, bem como o passo a passo de como fazer e material de divulgação podem ser conferidos no site do Governo Federal, no link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cidadania-fiscal/destinacao-irpf.
VOLUNTÁRIOS NA FESTA DAS NAÇÕES – Ao final do evento, a presidente do Fundo Social lançou a campanha O que Move o seu Coração?, que tem como objetivo buscar voluntários para atuarem na 40ª Festa das Nações de Piracicaba, que acontece no Engenho Central, entre os dias 14 e 18 de maio.
“As entidades precisam de muitos voluntários, então queremos chamar a todos. Chamem os amigos, frequentem a Festa, mas também participem como voluntários. As instituições contam com esse apoio”, declarou.
A assistente social Vania Santin Beraldo é voluntária há 10 anos e salientou sobre como é ser parte da Festa das Nações. “Acredito que ser voluntário é uma doação. Sozinhos não fazemos nada, mas quando unimos força e vontade, cada um se doa um pouco. E a toda pessoa que tem essa vontade, digo que busque conhecer como é esse trabalho. Com certeza todos serão muito bem acolhidos”, disse.

O mesmo reforçou Paula Cordeiro, que também é assistente social e voluntária da Festa há 10 anos. “Ser voluntário significa dedicação, responsabilidade e empatia e saber que desenvolvemos um trabalho em prol de uma causa importante, que pode ressignificar vidas”, completou.
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever para ser voluntária na Festa das Nações. Basta acessar o site https://pirasolidaria.com.br/, clicar no banner do evento que aparece e proceder para o preenchimento do formulário. O interessado pode indicar mais de um dia e mais de uma instituição para ser voluntário.

As vagas disponíveis são para: auxiliar de bar, garçom organizador, garçom entregador, garçom tirador de pedidos, caixa e cozinha (preparação e empratamento). Os interessados podem se voluntariar também direto nas instituições que comandam os restaurantes na Festa das Nações.