Considerado referência regional e estadual, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional de Piracicaba completou 10 anos e a data foi lembrada durante a abertura da III Conferência Regional em Saúde do Trabalhador.

A solenidade oficial foi realizada no Centro de Convenções do Hotel Beira Rio e contou com as participações do prefeito Gabriel Ferrato, o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a coordenadora do órgão, Clarisse Bragantini, o Diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Taglieta e o gerente regional do Trabalho, Antenor Varolla. Crianças do Projeto Guri abrilhantaram o encontro.

A coordenadora lembra que a instalação do Cerest em Piracicaba sempre foi uma luta da classe trabalhadora, buscando melhores condições para que haja diminuição principalmente dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Destaca o trabalho coletivo em conjunto com a classe patronal, sindicatos e trabalhadores, procurando desenvolver projetos buscando a melhoria do ambiente de trabalho.

Um dos principais avanços proporcionados pelo Cerest foi a implantação do SIVAT- Sistema de Vigilância em Acidentes do Trabalho, que ajudou mapear e levantar mais precisamente os números de acidentes de trabalho e dos ambulatórios para atendimentos aos trabalhadores nas empresas. “Com estes dados podemos fazer um acompanhamento e fiscalização mais precisa, nas padarias, supermercados e com os motociclistas e marmorarias, não só em relação aos empregos formais em registros em carteira e os informais, melhorando as condições de trabalho desse segmento, dando prazo para se adequarem”.

O secretário de Saúde diz ser importantíssima a atuação do Cerest, transformando adequadamente o ambiente de trabalho e realizando constantemente um trabalho de educação junto aos segmentos envolvidos. “Esperamos que com o passar dos anos os acidentes de trabalho se reduzam drasticamente e as empresas sigam as normas de seguranças, oferecendo um ambiente digno aos trabalhadores.

O prefeito observou que o Cerest tem características importantes que o colocam como referência nacional, como compromisso público, capacitação técnica e articulação com todos os segmentos envolvidos, principalmente os sindicatos. “A administração tem dado todo respaldo para que continue desempenhando suas funções, promovendo ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhado, por meio da prevenção e vigilância.

38º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho será realizado nesta 4ª feira

O evento discutirá metodologias de intervenção para transformação das situações de trabalho

Nesta quarta-feira (6/11/2013) no Centro de Convenções do Hotel Beira Rio, será realizado o 38º Encontro Presencial do Fórum Acidentes de Trabalho. O objetivo é discutir a análise e intervenção Ergonômica e Laboratório de Mudanças: teorias e metodologias de intervenção para transformação das situações de trabalho. O evento será das 8h30 às 17 horas e está conectado à 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Piracicaba.

Convidados internacionais estarão presentes e na oportunidade será priorizado a apresentação e discussão de duas metodologias de intervenção de abordagem sócio técnica sistêmica: a Análise Ergonômica do Trabalho (ergonomia da atividade de orientação franco-belga) e o Laboratório de Mudanças desenvolvido na Finlândia, com origem na teoria da atividade. Serão apresentados aspectos teóricos, metodologias e casos de intervenção possibilitando uma visão comparativa de desafios de sua implantação no contexto nacional.