Solenidade ao Dia da Bandeira acontece na praça José Bonifácio
No próximo sábado, dia 19 de novembro, a partir das 11h15, acontece solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional. O evento será realizado na praça José Bonifácio, no Marco das Bandeiras, e tem organização da Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura e do Tiro de Guerra de Piracicaba (02-028).
O ato é baseado na Lei Federal nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, que determina a incineração de bandeiras rasgadas ou com as cores alteradas pelo tempo. Autoridades civis e militares participarão do hasteamento da bandeira nacional, seguida do canto do Hino da Bandeira e, às 12h, ocorre a queima simbólica de uma bandeira inservível, conforme especifica a Constituição Federal. A incineração das bandeiras recolhidas é feita posteriormente pelo Tiro de Guerra.
De acordo com o presidente da Comissão de Eventos Civicos e sub-inspetor da GCM, Marcos Rodrigues, o Dia Nacional da Bandeira representa ato de civismo e mantém o respeito pelo símbolo nacional. “Nós cumprimos com nosso patriotismo ao prestar essa homenagem à nação e acreditamos que todo cidadão deve respeitar a bandeira, lembrando dos valores pátrios. Nossa intenção é resgatar o civismo”, disse.
SÍMBOLO – O Dia da Bandeira foi criado em 1889, por meio do decreto lei número 4, em homenagem ao símbolo máximo da pátria, após a Proclamação da República. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional. (Com informações do site Brasil Escola)
