SMS representa Piracicaba em inauguração da primeira base descentralizada do Samu na região

Piracicaba esteve presente na inauguração da base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em São Pedro, realizada no último sábado, 08/06. Marcelo Pinto de Carvalho, ordenador de despesas da Secretaria Municipal de Saúde, representou o prefeito Luciano Almeida.

A unidade é a primeira base descentralizada do Samu na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), que tem por objetivo otimizar recursos e o tempo-resposta entre os chamados da população e os encaminhamentos que atendem situações de risco à vida.

Para Carvalho, essa ampliação é mais um passo para que Piracicaba seja reconhecida como referência em atendimento pré-hospitalar na região. “Cobrimos uma microrregião com 11 garantindo acesso do paciente à unidade de saúde mais adequada, priorizando seu conforto e segurança”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Samu Piracicaba, Cristina Colonese, o objetivo da descentralização é cumprir a meta estipulada pelo Governo Federal para que todos os municípios tenham acesso ao serviço de maneira rápida e adequada. “Esse processo se iniciou há 10 anos, e está se concretizando agora, iniciando pela cidade de São Pedro. A base é composta por uma central em Piracicaba, com médico regulador do nosso município, atendendo a linha telefônica 192. Nossos profissionais fazem a triagem, e daqui sai o chamado para atendimento em São Pedro”, explicou.

A coordenadora destaca ainda que o médico regulador verifica se há necessidade de fazer atendimento médico no local, auxiliar o atendimento em casa ou orientar o paciente até a chegada da viatura. “O diferencial desse serviço é justamente a capacitação dos profissionais que atuam em casos de urgência e emergência. Caso haja necessidade, é possível trazer o paciente das cidades vizinhas aos hospitais de Piracicaba”, disse.

A base, que tem previsão para iniciar com os atendimentos em 24/06, é composta por uma ambulância de suporte básico, equipe de enfermeiros treinados, e condutor, ligada ao sistema de rádio e telefonia. “Nem todos os municípios comportam uma central de regulação com médicos disponíveis 24h e, por isso, essa estratégia de regionalização faz com que municípios grandes assumam a regulação dos municípios menores”, ressalta Colonese.

Unidade é a primeira base descentralizada do Samu na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP)