A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta quarta-feira, dia 30/08, um ato cultural e exposição O Olhar das Infâncias para a Cidade de Piracicaba, que chancela o encerramento das atividades pela comemoração ao aniversário de Piracicaba, celebrado no dia 1º/08.
Através de esculturas, desenhos, pinturas, Maquetes, poemas, fotolegendas, tirinhas e cartuns os alunos e equipes colocaram toda a sua imaginação e fizeram lindas peças que retratam a história da cidade
Durante todo o mês de agosto, as 124 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que compõem a Rede Municipal de Educação trabalharam intensamente com atividades artístico-literárias envolvendo diferentes aspectos da cidade. Através de esculturas, desenhos, pinturas, maquetes, poemas, fotolegendas, tirinhas e cartuns os alunos e equipes colocaram toda a sua imaginação e fizeram lindas peças que retratam a história da cidade.
“Esse evento, a exposição e todas as atividades desenvolvidas pelas escolas tem como objetivo principal a valorização da riqueza e diversidade cultural da cidade proporcionando às crianças a oportunidade de expressar suas percepções sobre Piracicaba, por meio de múltiplas linguagens”, trazia o texto da proposta, idealizada pela Coordenação de Educação Básica da SME, através das coordenadoras Ana Marra e Viviane Gimenes.
As coordenadoras Ana Marra e Viviane Gimenes agradecem os professores Douglas Ribeiro Simões e Cecílio Elias Netto pelos conhecimentos compartilhados
Para coroar a produção das unidades e trazer ainda mais as tradições e o orgulho por Piracicaba, a SME recebeu os professores Douglas Ribeiro Simões e Cecílio Elias Netto, referências quando se fala sobre o amor e o sentimento de pertencimento à cidade.
“Piracicaba tem alguma coisa que eu não sei explicar, é alguma coisa que cativa que a gente se apaixona. E eu sou realmente apaixonado por Piracicaba, em todos os sentidos. A população, o carinho do povo, é diferente. Esse amor por Piracicaba é uma coisa tão natural que se conversar com a pessoa mais simples de Piracicaba, ele vai falar, adoro essa cidade”, colocou o jornalista, professor, escritor e bacharel em direito Cecílio Elias Netto.
O secretário Bruno Roza destacou que o mês de agosto foi um período enriquecedor e de renovação do sentimento de pertencimento à Piracicaba
“Nós precisamos cultivar o olhar de uma maneira diferente de demonstrar esse amor através da educação. É fundamental nos dias de hoje. Vamos nos fixar com aquilo que é verdadeiramente necessário e essencial”, pontuou o professor, músico e contador de história Douglas Ribeiro Simões.
Além dos professores, 35 alunos dos 5ºs anos matriculados em período integral na Escola Municipal Professor Taufic Dumit fecharam o evento com uma paródia da música Asa Branca, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, sobre a tradicional Festa da Polenta do bairro de Santa Olímpia.
Alunos da EM. Taufic Dumit apresentaram uma paródia da música Asa Branca sobre a Festa da Polenta
“O mês de agosto foi um período enriquecedor e de renovação do sentimento de pertencimento à nossa cidade de Piracicaba. A cultura, os pontos turísticos, as lendas, transformadas em arte através das mãos dos nossos alunos e representados pelas centenas de obras que recebemos. Nada melhor do que encerrar esse mês festivo do que emanando o amor que sentimos por Piracicaba”, pontuou o secretário Bruno Roza.