A coordenação da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, na última terça-feira, 02/07, o Dia D, que teve como objetivo subsidiar os gestores das escolas municipais na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP).
O PPP é um documento utilizado para orientar as ações que visam aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos. Quando construído de forma colaborativa e engajada, favorece uma maior aproximação entre escola e sociedade. A elaboração do PPP está prevista na legislação educacional, especificamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), que enfatiza os conceitos de educação cidadã e gestão democrática e participativa.
Viviane Gimenes Cavalcante, coordenadora do Departamento de Educação Básica da SME, afirma que o documento se configura como uma ferramenta de planejamento e avaliação, impactando diretamente na aprendizagem das crianças. “O Dia D foi idealizado para promover a reflexão e a construção do projeto nas unidades escolares, assegurando o acolhimento da equipe escolar, a organização dos espaços e o envolvimento de toda a comunidade. É uma maneira de incentivar a participação ativa de toda a comunidade escolar nesse processo.”
Jaqueline Mathias Santos, diretora da Escola Municipal Professora Francisca Guiomar Aliberti Longo, destaca a importância de ter um dia dedicado ao planejamento da proposta pedagógica da unidade. “Realizamos um café da manhã coletivo com dinâmicas, onde todos puderam participar. Envolver toda a equipe significa valorização, pois somos todos educadores. Ter o olhar das pessoas que trabalham na cozinha, na limpeza, na secretaria e na zeladoria é muito significativo. Acredito muito nesse trabalho, onde damos voz e vez às pessoas que atuam na unidade.”
Desde fevereiro, a SME disponibiliza o instrumento didático PPP na Prática aos gestores. Este é um espaço online de interação e acompanhamento do processo no Google Sala de Aula. As unidades escolares também têm acesso a um diário online editável para inserção dos registros produzidos pelas escolas.