SME inicia Planejamento Escolar com educadores municipais
Os profissionais da Educação de Piracicaba, que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciaram no dia 20 de janeiro, o Planejamento Escolar para 2016.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação inovou o Planejamento Escolar. Com a mudança, antes mesmo do início do ano letivo, que este ano começará em 1º de fevereiro, a SME promove uma semana inteira de formação aos professores, diretores, coordenadores e supervisores. São palestras, discussões e orientações sobre assuntos pertinentes à educação, contribuindo, principalmente, para a aprendizagem, a alfabetização e a interação das crianças. O Planejamento Escolar alterna-se entre reuniões nas próprias unidades e palestras fora das escolas.
Ontem, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba recebeu, nos períodos da manhã e tarde, cerca de 600 pessoas, entre professores, coordenadores, diretores e supervisores escolares que atuam nas escolas de Ensino Fundamental para participarem da palestra intitulada “A escola do século XXI. Ideias para organizar uma escola inclusiva e eficiente”, proferida pelo educador espanhol, Dr. Eladio Sebastian Heredero da Universidade de Alcalá.
Foto: Fernanda Schmidt

Palestra do educador espanhol Eladio Sebastian Heredero da Universidade de Alcalá
Segundo Sebastian, a intenção de suas considerações sobre a escola do século XXI foi provocar reflexões sobre mudanças necessárias na escola de hoje. Considerando aspectos como a autonomia das escolas, reorganização dos métodos de ensino, etc.
“Os professores ficam muito centrados no conteúdo e, às vezes, se esquecem que o importante do Ensino Fundamental não são os conteúdos, mas o uso destes conteúdos para que o aluno seja alfabetizado que saiba ler e escrever”. Em seguida, a assessora da Nutriplus, Juliane Gonçalves, falou sobre hábitos alimentares e vida saudável. Segundo ela, oficinas sobre o tema serão oferecidas aos professores ao longo do ano.
A Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, a assessora pedagógica, Teresinha Finguerut, e a coordenadora do Ensino Fundamental, Sálvia Barella Medina, estiveram presentes para dar as boas-vindas aos profissionais. Para a Secretária Angela, grandes desafios serão esperados este ano. “Num momento como esse, nós que trabalhamos com a educação, temos uma tarefa maior ainda. Que o trabalho de cada um dê frutos e que em futuros próximos não venhamos passar pela mesma situação de crise. Estamos diante de uma situação que devemos exercer nosso poder de conhecimento, construção e criatividade neste ano de 2016”.
Ensino Fundamental: Período manhã





Educação infantil – No período da tarde, o anfiteatro da Secretaria de Educação recebeu diretores e um professor representante das 85 Escolas de Educação Infantil. Os educadores, cerca de 200, participaram da palestra “Brincadeiras e interações na educação infantil: história, processos e construções”, ministrada pela professora e doutora pela Ufscar, Maria Walburga dos Santos.
A ideia, segundo Walburga, é construir uma proposta pedagógica, observando o currículo para a Educação Infantil, a partir do que as crianças experienciam, aquilo que é a vida das crianças. “Isto é exatamente a relação com os outros, sejam eles adultos ou crianças, onde elas vão construindo suas relações de conhecimento de mundo. E o jeito onde elas conseguem se expressar melhor nesse mundo que é o brincar”
Educação Infantil – tarde
Fotos: Fernanda Schmidt






