A formação continuada em educação especial, voltada para profissionais da Rede Municipal de Educação, terá início amanhã, 10/09, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é capacitar 2.861 profissionais da rede para subsidiar o atendimento a alunos com deficiência.

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba possui mais de 2.000 crianças matriculadas na educação especial.

As aulas irão contemplar, inicialmente, os profissionais de apoio, categoria que se enquadram os auxiliares de ação educativa. A formação será feita em serviço, usando o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O investimento da Prefeitura com a capacitação é de R$ 1.320.000,00.

A formação continuada visa proporcionar uma atualização teórica e prática para os profissionais, permitindo a análise e reflexão sobre o desenvolvimento de ações que favoreçam a evolução dos alunos com deficiência e a melhoria das práticas educativas.

A estrutura da formação inclui oito módulos temáticos, sendo um destinado exclusivamente aos professores especialistas, seis para os professores de salas regulares e um específico voltado para os profissionais de apoio. Os encontros formativos serão realizados tanto presencialmente quanto no formato à distância (EAD), com atividades assíncronas.

Os temas abordados nos módulos incluem Políticas Públicas e Gestão dos Municípios, Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Integração Sensorial, Análise Comportamental Baseada em ABA e Formação para Profissionais de Apoio. 

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba possui mais de 2.000 crianças matriculadas na educação especial