Desde a última segunda-feira, dia 07/08, até hoje, quarta-feira, dia 09/08, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua equipe técnico-pedagógica, realizou um círculo de formações com professores e profissionais que compõem a Educação Infantil da Rede Municipal de Educação, tendo como foco um dos aspectos mais importantes do fazer pedagógico, que é o planejamento, com o auxílio dos novos materiais didáticos da Poliedro.
Nos encontros, formadores e supervisores apresentaram as contribuições dos conhecimentos específicos de cada área e a articulação desses saberes aos campos de experiência, por meio dos objetivos de aprendizagem.
Em cada um dos dias foi atendido um grupo de profissionais, sendo divididos por faixa etária atribuída, com professores que atuam com Jardim I, Jardim II e salas multisseriadas (Jardim I e II) totalizando cerca de 600 educadores participantes. Todos os grupos passaram todo o dia em formação e a pauta foi dividida em dois momentos. No período da manhã o tema abordado com os docentes foi o Planejamento e Registro na Educação Infantil e, no período da tarde, foram exploradas cinco oficinas nas quais os professores puderam vivenciar cada campo de experiência articulado ao material do sistema de ensino Poliedro.
Foram abordados, com 600 educadores que atuam com salas dos Jardins 1 e 2 e em salas multisseriadas, as temáticas de planejamento e registro, incluindo o novo sistema de ensino da Poliedro.
“A vinda do material veio para agregar na Rede. É um norte para que todas as escolas falassem a mesma língua, porque era essa a dificuldade que a gente estava sentindo, principalmente durante as dobras, havia uma discrepância entre uma escola e outra na educação infantil. O material chegou numa Rede que não era apostilada, então muitas crianças sentiram uma dificuldade nesse 1º semestre, no entanto, já sentimos melhora nesse 2º semestre. Agora já se acostumaram com a didática e começaram a evoluir”, pontuou a professora Laís Cristiane Calegari, que atua em sala multiseriada da EM. Maria Benedicta Pereira Penezzi.
O intuito da realização da mesma foi demonstrar as diversas possibilidades de trabalho que as equipes podem desenvolver com as suas turmas, através dos temas e conteúdos trazidos dentro dos documentos orientadores e materiais didáticos. Nos encontros, formadores e supervisores apresentaram as contribuições dos conhecimentos específicos de cada área e a articulação desses saberes aos campos de experiência, por meio dos objetivos de aprendizagem.
Para a professora Laís Cristiane Calegari (centro), o novo sistema de ensino é um norte pra que todas as todas as escolas falem a mesma língua.
Conforme apontado pela coordenadora da Educação Básica, Viviane Cavalcante, a educação passa por constantes transformações. “Essas transformações exigem de todos os envolvidos estarem abertos para essas mudanças considerando o percurso histórico vivido por nós, como a construção do Currículo, a elaboração do organizador curricular e, mais recentemente a adoção do Sistema de Ensino Poliedro”, sendo complementada por Ana Marra, também coordenadora da Educação Básica. “Estamos buscando nossa melhor versão como Rede, como profissionais da Educação para atendermos, da melhor forma, às nossas crianças”.
A formação trabalhou, de acordo com os documentos orientadores, como as equipes podem desenvolver com as suas turmas os temas trazidos dentro dos materiais didáticos.
GESTORES – A proposta também foi extensiva para todos os gestores das escolas de Educação Infantil em evento realizado no último dia 04/08. Foram objetivos do momento formativo com os diretores o fortalecimento da implementação do Sistema de Ensino, além de promover uma reflexão sobre o planejamento como instrumento da prática pedagógica e reafirmar o papel do Gestor escolar no acompanhamento do planejamento e registros dos professores.