A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, buscando oportunizar formações de qualidade a professores, gestores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, realizará entre os dias 17 e 21 de outubro a 14ª Jornada Pedagógica, com o lema O Futuro da Educação – Superando Desafios, Construindo Saberes.

A abertura, como já divulgado, ficará a cargo da palestra do historiador, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal, tendo como tema de sua apresentação O Futuro da Educação, compartilhando com 2.000 servidores de forma presencial todo seu conhecimento, experiência e legado por uma educação de qualidade.

Leandro Karnal abre 14ª edição da Jornada Pedagógica

A previsão é que passem pelas palestras e oficinas mais de 5.000 pessoas entre servidores da SME e entusiastas da Educação no município e na região. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por servidores vinculados à Educação Municipal pelo site da Secretaria, o www.educacao.piracicaba.sp.gov.br, a partir das 19h do dia 10/10. Esgotadas as vagas para a participação de modo presencial, serão abertas inscrições para assistir as apresentações de modo online.

A Comissão Organizadora da edição desse ano da Jornada Pedagógica trabalhou na construção de uma programação que contemplasse as amplas áreas da Educação de Piracicaba, abordando temas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e de Jovens e Adultos.

Realizada há 14 anos, a edição de 2022 da Jornada Pedagógica será a primeira a receber palestrantes do renome, como é o caso do professor Leandro Karnal. Segundo o secretário da pasta, Bruno Roza, os profissionais da Educação merecem contar com uma formação de qualidade. “A Jornada Pedagógica é o maior evento do ano e a expectativa para a edição desse ano é a melhor possível, trazendo grandes nomes da educação para auxiliar na troca de experiências e bons resultados”, destaca.

Confira a programação completa:

17/10 – 19h – Palestra: O futuro da educação – Leandro Karnal;

18/10 – 08h – Palestra: Leitura como prática social: da escola para a vida – Prof.ª Dr.ª Ângela Bustos Kleiman;

18/10 – 14h – Palestra: Os desafios das redes e das escolas na recomposição das aprendizagens: possibilidades e perspectivas para os próximos anos – Prof.ª Dr.ª Katia Smole;

18/10 – 19h30 – Palestra: A importância do trabalho colaborativo de toda equipe escolar para uma inclusão eficaz – Prof.ª Me. Maria Aparecida Ramires Zulian;

19/10 – 08h – Palestra: A criança, a natureza e o brincar – Prof. Dr. Gandhy Piorski;

19/10 – 14h – Palestra: Formação Estética: outros diálogos, outras experiências no percurso da educação infantil – Prof.ª Dr.ª Vilma Silva;

19/10 – 19h30 – Palestra: Diálogos autênticos: um caminho para a conexão – Prof.ª Me. Silvia Adriana da Silva;

20/10 – Manhã, tarde e noite – Relatos de boas experiências na Rede Municipal de Educação;

20/10 – 08h30 / 13h30 – Palestra: Educação STEAM e a formação integral do estudante – Lilian Bacich;

21/10 – 08h30 / 13h30 – Palestra: Aprendizagem Baseada em Projetos – Leandro Holanda;

21/10 – 08h30 / 13h30 – Oficina: Documentação Pedagógica – Cintia Marques;

21/10 – 9h30 / 14h30 – Sessão de Banners;