A educadora Elaine Andrea Galani Albaladejo passa a integrar a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) em 2024, na função de coordenadora do Programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira). Com uma vasta experiência de 30 anos na área educacional de Piracicaba, ela sucede a pedagoga Sueli Fonseca Alves, que desempenhou a função no ano de 2023.
Com uma trajetória marcada por contribuições significativas, atuou, ao longo de 18 anos, como diretora da Educação Infantil e acumula 11 anos de experiência na SME na função de coordenação do Ensino Complementar. Elaine também integrou o Conselho Municipal de Cultura por duas gestões e a comissão do Salãozinho de Humor por oito anos.
A educadora ressaltou que seu objetivo na nova função será continuar trabalhando para melhorar as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento, desenvolvendo as potencialidades humanas em seus diferentes aspectos. “Tenho consciência da responsabilidade e o grande desafio que será coordenar a educação integral de Piracicaba, e me senti honrada com o convite do secretário Bruno Roza. Educar, como nas artes, não é um dom, é um ‘dão’, dando chances de promover o aprendizado e as interações socioculturais junto à escola, educadores, gestores, a família e a comunidade”.
Sobre a escolha de Elaine, o secretário da Educação Bruno Roza enfatizou que a mudança visa fortalecer o compromisso da SME com a qualidade do Ensino Integral. Ele ressaltou a importância de profissionais experientes e dedicados como Elaine para conduzir as atividades do ano letivo de 2024, destacando o suporte contínuo do time pedagógico da SME na implementação de atividades lúdico-pedagógicas ao longo dos dias letivos.
A nova coordenadora possui graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí, pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e especialização em Linguagens pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).