Participantes do I Encontro de Fortaleicmento do Território

Líderes comunitários dos bairros Mário Dedini, Jardim Primavera, Altos de Piracicaba, Aparecidinha, Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda, Santa Rosa, Vila Fátima e representante do Centro Cultural Zazá participaram ontem, 18/04, do I Encontro de Fortalecimento do Território, realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Mário Dedini. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com o Sebrae-SP.

O objetivo foi oferecer uma oficina de planejamento participativo, como metodologia para analisar as potencialidades e demandas do território. O próximo encontro deverá estabelecer o plano de ações coletivas.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, abriu o evento falando sobre a importância de ouvir as demandas da região. “Queremos trabalhar as potencialidades desses locais e abrir as portas dos Cras, como lugar para o desenvolvimento dos territórios”, disse.

Representantes das comunidades apresentando suas ações

No início, as lideranças foram convidadas pelo consultor do Sebrae Anderson Santos a formarem grupos para apresentação pessoal e troca de experiências. Em duplas, foram apresentados a todos, e na sequência, trabalharam suas expectativas, realidades e as soluções para um trabalho efetivo com as comunidades.

Entre as demandas levantadas, os participantes apontaram a necessidade de interação entre as lideranças, comunicação com o poder público, sensibilização sobre as necessidades legais, projeto de reativação dos Centros Comunitários, fomento da inclusão social e educacional. “Eles trouxeram várias questões que permearam a realidade nas comunidades e as dificuldades que enfrentam no dia a dia, para execução do trabalho”, comentou Marileni Montanari, psicóloga do Cras Mário Dedini.

A oficina levou à reflexão sobre a missão do líder comunitário, resultando em duas frases formadas pelos participantes: “Promover o sentimento de pertencimento à nossa comunidade, para provocar a transformação da realidade” e “Buscar a transformação do indivíduo, visando o bem-estar da coletividade”.

“Ser líder comunitário é algo que vem de dentro. Parece que a gente nasce com o propósito de ajudar e amar as pessoas”, explicou Rosecleide Camillo, líder do Gilda.

Anderson Santos, consultor do Sebrae orientando os grupos