Piracicaba, 01 de setembro de 2020 – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a ArcelorMittal, realiza na próxima sexta-feira (4/9), às 14h, no anfiteatro do Centro Cívico, o painel Cidadãos do Amanhã: o Fumdeca e suas ferramentas de acesso e transformação. O painel contará com a participação de representantes da Arcelormittal explanando sobre a experiência de sucesso com o programa Cidadãos do Amanhã e a possibilidade de implantação de programas similares em empresas de Piracicaba que queiram destinar seu imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).

O público-alvo do evento são empresas potenciais doadoras para o Fundo e que queiram tirar dúvidas sobre o Fumdeca, como os recursos são empregados, para que tipo de projeto e ainda conhecer a experiência exitosa da Arcelor. O número de participações é limitado em 30 pessoas com foco nos diretores, gestores ou responsáveis pelos setores fiscal/financeiro, que receberão informações práticas e objetivas sobre como implementar novos formatos de doação para empresas com lucro real. A restrição no número de participantes atende aos protocolos sanitários importantes para contenção da Covid 19.

Integrarão o Painel a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Fischer Gomes Oliveira, a gerente de projetos sociais incentivados da ArcelorMittal, Adriana Almeida do Carmo, o diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, Leonardo Gloor e a Coordenadora De Programas Sociais Da Arcelormittal Piracicaba, Ana Lúcia Scagnolato.

Para Fabiane, a realização do Painel é fundamental no propósito de ampliar o número de pessoas e empresas que destinam seus recursos para o Fumdeca. “O Fumdeca financia projetos que mudam o destino de crianças e adolescentes em Piracicaba e ainda pode colaborar muito mais nesta mudança de vida, já que o potencial de destinação da cidade é muito maior do que acontece hoje. Queremos municiar as empresas de Piracicaba de informações e exemplos para que ampliemos nossa capacidade de financiamento de bons projetos e mantenhamos os impostos na cidade.”

O Painel integra o PMC3 – Programa Municipal de Capacitação do Terceiro Setor de Piracicaba, iniciativa que visa trazer conteúdo e informações oportunas para as Organizações da Sociedade Civil, empresas, formadores de opinião e cidadãos de Piracicaba.

Sua implementação começou em 10 de agosto, com a realização de palestra via zoom sobre a temática Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos, proferida por Ricardo Falcão. Em setembro, nos dias 16 e 24, acontecem, também via zoom, as palestras Presença digital e consolidação de imagem nas redes: mostre sua instituição e encante seus clientes, com o publicitário Bruno Chamochumbi e Fundos de Direitos: O que são, quais as fontes de mobilização e práticas para OSCS, empresas e políticas públicas? proferida pela teóloga e filósofa Carol Zanoti. As palestras são destinadas às Organizações da Sociedade Civil que tenham parceria com a Smads.

Cidadãos do Amanhã – Idealizado pela ArcelorMittal em 1999, o programa Cidadãos do Amanhã, conforme informativo da Fundação ArcelorMittal mobiliza empregados, familiares, clientes, fornecedores e pessoas da comunidade a destinarem parcela do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente das cidades onde ele é implantado. Além de Piracicaba, o programa também é realizado nas unidades da empresa nas cidades de Belo Horizonte, Bela Vista de Minas, Bom Despacho, Carbonita, Contagem, Dionísio, Itatiaiuçu, Itaúna, João Monlevade, Juiz de Fora, Martinho Campos, Nova Era, Sabará, Santos Dumont, São Domingos do Prata, São Pedro dos Ferros, Vespasiano (MG); Hortolândia, Osasco, São Paulo (SP); Feira de Santana (BA); Cariacica, Serra, Vitória (ES) e São Francisco do Sul (SC).

Fumdeca – Criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – é composto por recursos arrecadados por meio do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas e é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que delibera sobre os recursos para o financiamento de projetos às organizações sociais voltadas a este público. Em 2020 há 26 projetos financiados com recursos do Fundo, que liberou R$ 1.403.662,90 pro desenvolvimento dos projetos.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076