A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove amanhã, 20/07, a partir das 13h, no anfiteatro do Centro Cívico, a primeira reunião sobre a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que integra a Coordenação de Segurança Alimentar da Smads. Interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/BEiVarUYQq67coen7. O evento é aberto a toda a população. Intenção da reunião é apresentar os propósitos da Caisan para autoridades, profissionais e sociedade em geral.
Horta comunitária desenvolvida ao lado da Casa do Hip Hop, umas das ações que será apresentada amanhã
O evento contará com apresentação de ações de segurança alimentar realizadas pela Casa do Hip Hop e palestra sobre o papel da Caisan, ministrada por Vanuzia Teixeira, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
CONQUISTA – A Caisan, conforme explica a titular da Smads, Euclidia Fioravante, é um ganho para o município. "A regulamentação dessa Câmara é uma grande conquista para o município. Ela nos permitirá referenciar a população mais vulnerável, identificar tudo que já é feito e, a partir disso, propor novas ações".
Horta comunitária desenvolvida ao lado da Casa do Hip Hop, umas das ações que será apresentada amanhã
Sua fala é complementada por Savana Fernandes, da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Smads, que afirma que a Caisan qualifica a política pública. "Qualifica a política e legitima as ações dos gestores públicos, além de permitir olhar o sistema de produção, as potencialidades e vulnerabilidades do município para monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos de Segurança Alimentar nos orçamentos anuais e dos resultados e impactos da política".
Horta comunitária desenvolvida ao lado da Casa do Hip Hop, umas das ações que será apresentada amanhã
A Caisan tem, entre suas principais atribuições, a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos, entidades e ações relacionadas à área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a responsabilidade de elaboração e execução do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme as demandas apontadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Ela é composta por representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Agricultura e Abastecimento (Sema), Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Educação, Saúde, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).
Horta comunitária desenvolvida ao lado da Casa do Hip Hop, umas das ações que será apresentada amanhã
1ª reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)
13h – Credenciamento 13h30 – Abertura oficial 13h45 – Apresentação de ações de segurança alimentar, desenvolvidas pela Casa do Hip Hop 14h – Palestra O Papel da Caisan, com Vanuzia Teixeira, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável 14h40 – Perguntas 15h – Apresentação dos membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar de Piracicaba