A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove no dia 20/07, a partir das 13h, a primeira reunião sobre a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que integra a Coordenação de Segurança Alimentar da Smads. A reunião, aberta à população, será realizada no anfiteatro do Centro Cívico. Os interessados podem se inscrever no link https://forms.gle/BEiVarUYQq67coen7

O objetivo é reunir autoridades, profissionais e sociedade em geral para apresentar a composição da câmara, que visa garantir a Segurança Alimentar e Nutricional da população, por meio de ações que ampliem o acesso aos alimentos.

O evento contará com apresentação de ações de segurança alimentar realizadas pela Casa do Hip Hop e palestra sobre o papel da Caisan, ministrada por Vanuzia Teixeira, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

A Caisan tem, entre suas principais atribuições, a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos, entidades e ações relacionadas à área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a responsabilidade de elaboração e execução do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme as demandas apontadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).

“A regulamentação dessa Câmara é uma grande conquista para o município. Ela nos permitirá referenciar a população mais vulnerável, identificar tudo que já é feito e, a partir disso, propor novas ações”, explica a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

Para Savana Fernandes, da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Smads, a implantação da Caisan para o município representa um grande avanço. “Qualifica a política e legitima as ações dos gestores públicos, além de permitir olhar o sistema de produção, as potencialidades e vulnerabilidades do município para monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos de Segurança alimentar nos orçamentos anuais e dos resultados e impactos da política”, disse.

A Caisan é composta por representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Agricultura e Abastecimento (Sema), Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Educação, Saúde, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).