Smads promove intervenção cultural com a temática do trabalho infantil amanhã em Santa Teresinha
Piracicaba, 06 de junho de 2019 – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove amanhã (7), das 13h30 às 16h, o evento Se liga no papo: ao trabalho infantil, dizemos não! Intervenção cultural com break, rap e grafite. A atividade acontece no Parque Regional de Santa Teresinha – Parque Histórico Quilombo Corumbataí, localizado na Rua Adelmo Cavagioni, s/nº – Santa Teresinha.
Se apropriando destas manifestações culturais, usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações e Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Casa do Bom Menino, Escolas Municipais e Estaduais e Instituto Formar, assistirão apresentação de break, realizada por usuários dos Case, poderão grafitar e participar de batalha de rap, sempre em alusão à temática do trabalho infantil.
A intervenção cultural integra a extensa programação organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em alusão ao dia 12 de junho, dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, para mobilizar, sensibilizar e capacitar para a temática e os malefícios para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ao longo do mês, a programação inclui reuniões, rodas de conversa, projeção de filmes, seminário para técnicos e a intervenção cultural com break, rap e grafite.
Para a titular da pasta, Eliete Nunes, a atividade é importante porque pretende dialogar com os adolescentes sobre a temática utilizando elementos que encontram identificação com o público-alvo. “Rap, break e grafite são manifestações culturais que exercem grande influência nos adolescentes e jovens. Então achamos bem interessante abordar o tema do trabalho infantil nestas manifestações.”
A intervenção cultural tem realização da Prefeitura, por meio da Smads e conta com o apoio da Via Ágil, Casa do Bom Menino, Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac) e Associação Atlética Educando pelo Esporte.
O 12 de junho – O dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído por resolução da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2002. No Brasil, a data foi instituída em 2007, pela lei 11.542.
Em 2019, o mote da campanha desenvolvida nacionalmente é “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. Conforme informações do sítio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), “o objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.” Em 2019, ainda com informações da FNPETI, a mobilização faz parte também da celebração dos 25 anos do FNPETI, dos 100 anos da OIT e dos 20 anos da Convenção 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil.
Símbolo – O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), como símbolo, foi escolhido em 2004 durante a caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil. O cata-vento significa movimento, sinergia, atividade na luta contra o trabalho infantil com uma atitude positiva de ação, de proposta, de solução.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
