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Smads informa: Cras não pede dinheiro para atendimento, nem para ajudar na manutenção

Por Comunicação Social / Publicado em 04/11/2020
Tempo de leitura: 4 minutos.

Piracicaba, 04 de novembro de 2020 – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) informa que não liga para usuários pedindo dinheiro para atendimento e nem para manutenção das atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os Cras são custeados com recursos públicos destinados à assistência social e os serviços são ofertados a quem precisar da assistência social, que tem no Cras a porta de entrada para os serviços. Qualquer ligação pedindo dinheiro é golpe.

O aviso é motivado pelo relato de uma usuária da unidade São José, que questionou o Cras após receber uma ligação de alguém se identificando como de um Cras e pedindo dinheiro. Desconfiada da ligação, a usuária avisou a unidade São José, que informou o departamento de Proteção Social Básica da Smads. “Diante deste relato, achamos necessário emitir um alerta, reforçando o papel do Cras e como é o acesso”, explica Fabiane Fischer Gomes Oliveira, titular da Smads.

CRAS – É uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa Serviços de Proteção Social Básica, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de Assistência Social e se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Presta orientação e informação para a população de sua área de abrangência.

O público-alvo do PAIF são famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos Cras.

Os Cras funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e atendem ao público das 9h às 15h.

Às segundas-feiras, às 09h e 13h, ofertam a acolhida que tem como objetivo o repasse de informações gerais sobre o Serviço e escuta das demandas da população. Em Piracicaba, são seis as unidades.

Confira os endereços das unidades em Piracicaba:

Localizações:

Cras Jardim São Paulo

Rua:Rua Professor Felinto de Brito, 366 – Piracicaba – SP

Bairro: Jardim Sao Paulo

Contato: (19) 3432.2390 / 3433.0632

smads.crasjdsaopaulo@piracicaba.sp.gov.br

Cras Mario Dedini

Avenida Luiz Ralph Benatti, 1400 – Mário Dedini

Telefone: (19) 34218077 e 34138031

smads.crasmariodedini@piracicaba.sp.gov.br

Cras Novo Horizonte

Av. Frei Francisco Antonio Perin, 925 – Novo Horizonte

Contato: (19) 3435.3851 /3435.3907

smads.crasnovohorizonte@piracicaba.sp.gov.br

Cras Piracicamirim

Rua Leontino Boscariol, 50

Contato: (19) 3426.0451/ 3426.0300

smads.craspiracicamirim@piracicaba.sp.gov.br

Cras São José

Av. Demosthenes dos Santos Corrêa, 1333 – São José

Contato: (19) 3432.4371/ 3432.4377

smads.crassaojose@piracicaba.sp.gov.br

Cras Vila Sonia

Rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720 – Vila Sônia

Contato: (19) 3425.4429 / 3425.3491

smads.crasvsonia@piracicaba.sp.gov.br

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076


Secretarias e Outros órgãos

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