Smads firma parceria para elaboração de indicadores de vulnerabilidade do município
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) firmou parceria com professores e membros do Observatório de Políticas Públicas de Piracicaba (OPP) para elaboração de metodologia e levantamento dos indicadores de vulnerabilidade social do município. Cristiane Feltrin, Dimas Gonçalves e Eliana Terci, economistas e professores da PUC Campinas e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), realizam nos dias 08, 10 e 17/11 visitas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para identificar a metodologia de trabalho com as famílias que apresentam maior índice de vulnerabilidade e risco social.
No dia 08/11, as visitas serão realizadas nos Cras Jardim São Paulo e Mário Dedini; dia 10, nas unidades do Vila Sônia e Piracicamirim, e no dia 17/11, nos Cras Novo Horizonte e São José.
De acordo com a diretora do departamento da Proteção Social Básica, Jacqueline Barros, responsável pelas unidades dos Cras, a formulação dos indicadores permitirá a identificação das demandas territoriais visando a implementação de ações mais efetivas, inclusive mediante a oferta de benefícios eventuais. “Temos uma ferramenta que nos auxilia com dados de famílias inscritas no Cadastro Único e serviços da assistência social, mas com o método de trabalho desenvolvido a partir da parceria, teremos muito a ganhar, conhecendo de perto os indicadores para aplicação de políticas públicas”, diz.
A proposta de trabalho visa a aplicação integral de avaliações para definição do indicador de vulnerabilidade social nos territórios de abrangência dos Cras e o aprimoramento técnico do atual sistema, considerando a validade da avaliação técnica. “A consulta desses especialistas sobre a relevância dos indicadores para a definição de um índice de vulnerabilidade socioeconômica, utilizará como referência a Escala Likert e as oficinas de análise e validação da pesquisa sobre indicadores”, ressalta a diretora.
“O OPP é um importante espaço para pesquisas que envolvem o poder público, universidades e a sociedade, contribuindo de forma significativa para a compreensão das políticas públicas no município. A partir dessa análise será possível a implementação de programas de benefícios eventuais que atenderão as famílias em situação de vulnerabilidade social”, explica a secretária da Smads, Euclidia Maria Fioravante.
