Participantes do encontro

Com o objetivo de promover o acesso dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao mercado de trabalho, as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) promoveram ontem, 28/04, um encontro com técnicos da rede socioassistencial.

A proposta é beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo a inclusão produtiva por meio da disseminação de informações relacionadas a cursos gratuitos de qualificação e programas para o desenvolvimento pessoal (produção de currículo e comportamento técnico), além do acesso a projetos como Meu Emprego e palestras sobre empoderamento feminino.

Cristiane Batocchio apresentando os serviços da Semdettur

Cristiane Batocchio, assessora do Núcleo de Trabalho e Renda da Semdettur, falou sobre o acesso facilitador, de forma online, aos serviços da secretaria. “Nosso intuito é adequar, cada vez mais, nosso atendimento aos públicos que precisam. Buscamos facilitar o acesso da população, atendendo de forma online ou presencial, com os serviços do CAT, qualificação, economia informal, MEI, Banco do Povo e Meu Emprego, além das palestras e programas que permitem o desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão através da articulação com políticas setoriais”, ressaltou.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads falando sobre inclusão produtiva

“Muitas vezes, esses usuários encontram dificuldades para acessar essas oportunidades. Com o apoio dos profissionais que atuam diretamente com esse público, realizaremos um trabalho em cima de evidências, ou seja, atendendo às demandas dessa população, para que conquistem autonomia”, disse a titular da Smads, Euclidia Fioravante.

Para Rebecca Passarini, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações, o encontro foi importante e necessário. “Pudemos conhecer novas possibilidades para os usuários da Assistência Social, e também vislumbrar parcerias sólidas, que poderão atender as demandas dos atendidos pelo SUAS”, comentou.

“Acredito que essa iniciativa tenha norteado os técnicos e também dado início a diversas possibilidades de inclusão ao nosso público”, afirmou Michele Dantas, coordenadora do Cadastro Único.

“O que ouvimos durante o evento tem o poder de despertar em nós a vontade de chegar à entidade e chamar a equipe técnica para trabalhar isso tudo”, exclamou uma das participantes, Thaís Marino, ao final do encontro.

Participaram do encontro, profissionais dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações, Núcleo de Acolhimento Califórnia, Programa Criança Feliz, Equipe Volante, Cram – Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Estação Idoso, Seas – Abordagem Social, Pré-atendimento, Cadastro Único, Centro Dia do Idoso, Lar dos Velhinhos, Lar Betel, Pedi, entre outros.