Com o objetivo de ampliar o debate sobre medidas socioeducativas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa (Seame), realiza na sexta-feira, 02/06, das 8h às 12h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o seminário Pós Medida Socioeducativa.

O evento, aberto a conselheiros, gestores e trabalhadores das políticas de garantia de direitos que atendem adolescentes, trabalhará o tema A Articulação das Políticas Públicas no Atendimento aos Adolescentes e Jovens em Medidas Socioeducativas.

Para subsidiar a temática, representantes do Seame e da Fundação Casa apresentarão dados sobre medidas socioeducativas no município, referentes ao período de 2019 e 2020. Na sequência, o defensor público, Marcelo Dayrell Vivas falará sobre a aplicação das medidas, relações institucionais, violência institucional e o tráfico de drogas como uma das piores formas de trabalho infantil.

Luciana Pena Morgado, socióloga e doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), abordará o tema Medida Socioeducativa como Consequência, não como Causa.

Rosimeire Bueno Jorge, superintendente da Proteção Social Especial da Smads, explica a importância do debate sobre o atendimento ao jovem em cumprimento de medida socioeducativa, “que requer um olhar de proteção da sociedade, da família e do Estado, visando a efetividade das políticas públicas nesta perspectiva e a fala de especialistas no assunto contribuirá para esse debate”, disse.

Na entrada do anfiteatro, os participantes poderão prestigiar os painéis expositores, com trabalhos desenvolvidos pelos jovens do Seame e Pasca.