O ciclo Mobilização Social Através de Hortas Agroecológicas irá demonstrar como as hortas podem ser um poderoso instrumento de mobilização social. Para profissionais, líderes comunitários e pessoas da comunidade em geral interessadas em mobilização e articulação social, o projeto Corredor Caipira irá apresentar como implantar hortas comunitárias em espaços públicos e, assim, potencializar segurança e soberania alimentar, identidades e pertencimento à comunidade.
A primeira oficina do ciclo acontece amanhã, 24/06. A segunda oficina será no dia 08/07, sempre das 14h30 às 16h30, pela plataforma Zoom. As oficinas são abertas e gratuitas. O link para inscrição é encontrado no instagram e facebook @corredorcaipira As inscrições podem ser realizadas até às 10h do dia 24/06.
O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), por iniciativa do Cras Novo Horizonte, com o projeto Corredor Caipira e Conectividades. O Corredor Caipira é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Esalq-USP (Nace-Pteca) e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com patrocínio do programa Petrobras Socioambiental.
Savana Fernandes, coordenadora do Cras Novo Horizonte, relatou que a ideia surgiu em contato com a comunidade do próprio território. "Notamos que muitos têm hortas, cultivo de plantas e flores. Vimos aí uma oportunidade de trabalhar as hortas e quintais como espaços e meios de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, de autocuidado, de cuidado das relações interpessoais. Para viabilizar as ações, buscamos parceria com o projeto Corredor Caipira. A ideia é que seja uma sementinha, e que os participantes possam ser multiplicadores e mobilizadores sociais", disse Savana.
Inscrições até às 10h do dia 24/06 pelo link: https://forms.gle/9t8bCRV3ebwXj3eg9