Tocando instrumentos, cerca de 20 idosos participam de coral, acompanhados de professora que toca sanfona.
Smads apresenta projetos financiados pelo Fundo Municipal do Idoso

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), realizou na sexta-feira, 22/11, a apresentação dos projetos financiados pelo Fundo Municipal do Idoso (FMI). Os trabalhos tiveram o apoio de destinação de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. O investimento foi de cerca de R$ 1,5 milhão em 2024, fruto de uma arrecadação de R$ 519.772 somado ao saldo dos anos anteriores.

O evento aconteceu no auditório da Delegacia da Receita Federal de Piracicaba. Na ocasião, o Fussp promoveu a oficina ReCriando Sabores, projeto que estimula a alimentação saudável e leva orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, fala ao microfone
Euclidia Fioravante, secretária da Smads, destacou a importância do encontro para dar transparência às destinações do Imposto de Renda aos projetos sociais

De acordo com Euclidia Fioravante, secretária da Smads, o encontro é importante para dar transparência às destinações do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. “Fizemos esse evento com o objetivo de destacar as ações de organizações sociais que, com o apoio do FMI, estão promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para pessoas idosas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que visam a dignidade e o bem-estar dessa população”, destacou.

Ainda segundo a titular da pasta, o intuito é reforçar a importância da convivência entre idosos, além de incentivar atividades como oficinas, música, dança e atividade física. “Apresentamos os projetos para reforçar o compromisso das empresas que têm responsabilidade social e valorizam o envelhecimento saudável e a inclusão de nossos idosos e idosas na sociedade”. 

Delegado da Receita Federal em Piracicaba, Antonio José Furlan, fala ao microfone
Delegado da Receita Federal em Piracicaba, Antonio José Furlan

Para o delegado da Receita Federal em Piracicaba, Antonio José Furlan, a destinação de parte da restituição do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais do país, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas. “É uma questão de cidadania fiscal. O imposto que seria destinado ao órgão federal volta para o Município, para o Fundo da Criança e do Idoso, com base no recurso de doação direta e destinação de Imposto de Renda, ou seja, Pessoa Física e Jurídica”, explicou. 

O delegado mencionou ainda que esse tipo de financiamento é respaldado pelo Ministério Público, pelo Tribunal de Contas e pela Receita Federal. “O Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac) e Associação Franciscana do Coração de Maria (Afascom), por exemplo, são entidades aprovadas pelo Conselho Municipal por meio de termo de fomento com a Prefeitura. Ou seja, todos os órgãos fiscalizam o orçamento desses projetos para garantir que a verba tenha a destinação correta”, disse.

Leandro Queiroz Cavalli, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, fala ao microfone.
Leandro Queiroz Cavalli, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso

De acordo com Leandro Queiroz Cavalli, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, é importante lembrar que a população idosa necessita de atenção. “De alguns anos para cá, pudemos observar vários avanços dentro dos diversos temas do Direitos Humanos. Mas temos que trabalhar ainda mais nas questões relacionadas à população idosa, porque ainda temos uma visão limitada e estereotipada sobre esse público, que na verdade está cada vez mais ativo e representa o futuro da sociedade”, ressaltou.

ATIVIDADES — Ao som do grupo musical Com Vivência, os convidados foram recepcionados com um café especial elaborado pelo projeto ReCriando Sabores, criado pelo Fussp. Em sua última edição de 2024, as voluntárias serviram bolo natalino com frutas e nozes, terrine italiana, mousse de pesto, mousse de gorgonzola com gelo de damascos, patê de tomate seco e pães de fermentação natural, torta de brócolis e focaccia de legumes. Durante a recepção, a personagem Vovó Zelinda socializou com os convidados. O evento contou também com exercícios de alongamento e respiração.

Seis voluntárias do ReCriando Sabores atrás de mesa posta com bolos, tortas e pães natalinos.
Voluntárias do ReCriando Sabores prepararam cardápio especial de final de ano

Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, proporcionar momentos como esse contribuem para a construção de boas memórias às pessoas idosas. “Esses projetos são de grande importância para as pessoas idosas, que muitas vezes moram sozinhas e necessitam de atenção e afeto. É gratificante ver o sorriso desses idosos, que estão sempre conversando e trocando experiências com outros amigos do grupo”, destacou. 

Andréa Almeida, presidente do Fussp, fala ao microfone
Andréa Almeida, presidente do Fussp, ressaltou a seriedade dos projetos financiados pelo FMI

José Tadeu Pereira, 71 anos, participante do grupo Com Vivência, diz que o projeto é uma ótima oportunidade de colocar o conhecimento em prática. “Sempre gostei de tocar violão e instrumentos de percussão. Ensaio toda semana com o grupo e gosto muito. Já faz um ano que participo do projeto e já construí ótimas memórias”, contou.

Adalta Teresinha Moraes, 67 anos, também aprovou as atividades. “É tudo muito bonito e emocionante. Esses trabalhos melhoram a nossa saúde física e mental. Antes do projeto, eu não saía de casa, não fazia nada. Agora, todo dia eu tenho uma atividade diferente, como ginástica, música e socialização. Até reencontrei uma amiga que não via há 15 anos. Me sinto feliz por isso”, disse.

Para obter informações sobre como destinar o Imposto de Renda a projetos sociais é só ligar para 3434-0461 ou 3434-7137.

Adalta Teresinha Moraes, 67 anos, participante do projeto Com Vivência
Adalta Teresinha Moraes, 67 anos, participante do projeto Com Vivência