O site oficial do Dia do Desafio, coordenado pelo Sesc São Paulo, confirmou nesta quinta-feira (1º) a vitória do município de Piracicaba contra São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no Dia do Desafio 2017. Na ocasião, segundo dados da instituição, 65,82% da população piracicabana fez algum tipo de atividade física, sendo rotineiras ou mesmo especialmente realizadas para o Dia do Desafio. Em contrapartida, São José mobilizou 42,87% da população.
A coordenação geral do evento destaca que, mais importante que o desafio entre as cidades e, posteriormente, constatar quem venceu ou não, é a mobilização que ocorreu, a conscientização dos participantes e os que acompanharam o evento sobre a importância da atividade física na luta contra o sedentarismo.
A população de Piracicaba mais uma vez correspondeu ao chamado da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e do Sesc local no Dia do Desafio. As atividades tiveram inicio às 7h com a chegada do Tiro de Guerra (caminhada saindo TG-02/028) que fez a abertura oficial do evento com atividade de “Ordem Unida” na Praça José Bonifácio, cuja programação seguiu até o início da noite com aula de ritmos e encontro de patinadores – Inline Store Piracicaba. O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, esteve no local prestigiando as atividades que foram realizadas ainda em diversos pontos do município com inúmeras adesões da sociedade organizada, entidades e associações.
Ainda na Praça José Bonifácio, alunos do curso de fisioterapeuta da Unimep promoveram o circuito de saúde com aferição de pressão arterial, medidas de peso e altura para cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e medida de circunferência abdominal, além de orientações sobre alterações posturais e doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O local ainda contou com espaços da Rede Drogal com teste de glicemia e para parar de fumar, além da QSorissos Clinicas Odontológicas com dicas para saúde bucal.
Ainda no período da manhã foi realizado um rapel com integrantes do Corpo de Bombeiros em uma das torres da Catedral de Santo Antônio. A equipe realizou uma manobra em uma das torres de aproximadamente 40 metros de altura, e, em seguida, estendeu um banner do Dia do Desafio.
Outra novidade na edição deste ano foi o Big Bike Challenge (Grande Desafio de Bicicleta). Duas bicicletas ergométricas foram disponibilizadas na Praça José Bonifácio com acompanhamento de um professor de educação fisica com objetivo de alcançar a maior quilometragem possível pelos participantes independente de faixa etária ou sexo. No total, foram percorridos aproximadamente 380 quilometros. A atividade contou com a parceria da academia Bio Rtimo.
Ainda no período da manhã houve uma aula de ginástica laboral com a participação do prefeito Barjas Negri e do sub-secretário de Esportes, Riva Salvador, e servidores do 11º andar do prédio do Centro Civico.
O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, agradeceu a todos que participaram e colaboraram com o evento. “Em nome de toda comissão organizadora, gostaria de agradecer o apoio recebido de todas associações, instituições, órgãos públicos, empresas e comércio em geral, assim como a imprensa que nos apoiou na divulgação do evento para que a população em geral e as organizações pudessem ter participado”, ressaltou Pedro Mello.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá na cidade de Saskatoon e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa-Trim & Fitness International Sport for All Association e no Continente Americano pelo Sesc São Paulo. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade físico-esportiva.