Sipat 2025 reuniu mais de 600 servidores em ações voltadas à saúde e segurança no trabalho
Evento teve palestras com foco na promoção da saúde e prevenção de riscos no ambiente de trabalho
A Sipat 2025 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), realizada entre os dias 15 e 17/10, reuniu 687 servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal de Piracicaba. Pela primeira vez, o evento foi promovido de forma conjunta, em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Governo, a Câmara Municipal, com apoio da Unimed Piracicaba.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa), a programação contou com palestras e treinamentos sobre temas como o poder das nano-ações, álcool e outras drogas, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), primeiros socorros e sofrimento mental relacionado ao trabalho, entre outros.
Servidores destacaram a relevância das atividades. “Foi muito importante para meu aprendizado o treinamento com a equipe do SAMU, pois não se trata somente de telefonar e chamar o socorro, mas de podermos auxiliar até que o socorro venha. Me sinto mais segura depois das orientações”, afirmou Elikelia Damazio Oliveira, 39 anos, que atua como assessora na Prefeitura.

“Foi uma satisfação termos recebido na Câmara a realização da Sipat, em forma conjunta com a Prefeitura Municipal de Piracicaba. Essa união de esforços mostra que, quando trabalhamos em parceria, conseguimos fortalecer nossas ações e alcançar resultados ainda mais significativos em prol do servidor público e da comunidade que atendemos”, destacou o presidente da Câmara, Rerlison Rezende.
“A Sipat é um momento muito importante para reforçarmos que a segurança e a saúde no ambiente de trabalho são responsabilidades compartilhadas. O apoio e incentivo do prefeito Helinho Zanatta foram fundamentais para a realização e sucesso do evento. Ver tantos servidores participando demonstra o quanto estamos avançando na construção de uma cultura de prevenção, cuidado e respeito mútuo”, destacou a secretária-executiva de Administração, Miriam Lidia Ferreira Melo.
