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SIP realizou mais de 230 mil atendimentos em 2008

Por Comunicação Social / Publicado em 15/01/2009
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Corte de mato em terreno particular, recolhimento de cães e gatos, corte de mato em terreno particular, limpeza de área verde, poda de árvore e tapa buraco, foram as principais reclamações junto ao Serviço de Informações à População (Sip) 156, no ano passado. O órgão realizou 230.270 mil atendimentos. Deste total 198.831 foram pedidos de informações e 31.439 solicitações de serviços. O órgão recebe uma média de 20 mil ligações por mês e as secretarias mais solicitadas pela população são Meio Ambiente (13.919), Saúde (8884), Obras (4767), Trânsito e Transportes (2195), Finanças (726), Educação (338) e Semae (123). O diretor do SIP, Flávio Furlan, destaca a importância do serviço como ferramenta de gestão, já que as solicitações são transmitidas às secretarias. “De posse destas informações a administração planeja ações estratégicas e trabalha de forma preventiva”, explica. O SIP-156 funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h por meio do telefone 156 ou pessoalmente, das 8h30 às 16h30 no andar térreo do Centro Cívico (Rua Capitão Correa Barbosa, 2233). Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail sip@piracicaba.sp.gov.br. Por meio dele, o munícipe pode solicitar serviços, fazer reclamações ou obter informações sobre trânsito, transportes, infra-estrutura urbana, iluminação pública, lixo, corte de mato, obras, tributos e processos, como e onde pagar impostos e taxas municipais, negociações e dívidas, saúde pública, vigilância sanitária, animais (zoonoses), dengue, vacinação, educação, escolas, creches, merenda, cultura, concursos, entre outros serviços. O serviço conta com atendentes concentrados em ramais disponíveis, registrando e encaminhando on-line às secretarias ou setores competentes. Durante a ligação, um número de protocolo é passado ao munícipe para que ele acompanhe o trâmite da solicitação. Não são aceitas ligações anônimas. As ligações são sigilosas. Os bairros que mais fizeram solicitações de serviços foram: Centro – 2561; Vila Rezende 1103; Nova Piracicaba- 1012; Alto- 947; Mário Dedini- 718; Santa Terezinha- 673; Paulicéia- 669 e Paulista- 647. Inovações- O diretor do SIP enumera algumas inovações implantadas junto ao órgão para agilizar o serviço, como a ampliação de novas linhas telefônicas, aumentando a capacidade de atendimento; troca do sistema com acesso à internet e oferta de novas ferramentas e serviços. “Essa última mudança pode ser percebida pelos contribuintes que tiverem e-mails, pois o sistema informará constantemente a situação dos pedidos”. Em breve disponibilizará consultas pela Internet. Furlan informa que o SIP está em processo de reestruturação, comandada pela Secretaria de Governo, priorizando as respostas às solicitações, de acordo com determinação do prefeito que reconhece que o 156 é um importante instrumento de comunicação entre a população e o Poder Público.


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