A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) engaja-se na campanha da Catedral de Santo Antônio para o restauro do órgão de tubos, que possui quase 80 anos de história. Para isso, fará a abertura da Temporada 2022 em duas sessões no templo religioso, com entrada gratuita e doação espontânea, via PIX. As apresentações serão no dia 5 de fevereiro, às 16h e 19h, sob regência do maestro alemão Knut Andreas, com solos do organista piracicabano Júlio Amstalden. Os concertos serão realizados com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e patrocínio bronze da CNH Industrial, via Lei de Incentivo à Cultura. Os apoiadores são a Empem, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM. Para fazer a doação em prol do órgão de tubos, o PIX é via CNPJ 44.802.999/0005-91, cuja razão social é "Paróquia de Santo Antônio – Catedral".
Orgão de tubos foi transferido para a Catedral no aniversário de 200 anos de Piracicaba – foto Rodrigo Alves Excepcionalmente este mês, a retirada de ingressos já pode ser feita e será apenas presencial, na sacristia da Catedral, de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para cada apresentação, serão disponibilizados 250 lugares, respeitando o distanciamento social. Na retirada do ingresso, solicita-se a doação de um litro de leite. Durante os espetáculos, todas as pessoas devem utilizar máscaras e será disponibilizado álcool em gel 70%. Diretor artístico associado da OSP, o violoncelista piracicabano André Micheletti lembra que os planos da Orquestra eram realizar a abertura da temporada ao ar livre, no gramado da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). "Por causa da pandemia, não pudemos mais adotar este formato, desde 2020. Começamos a pesquisar opções que saíssem do palco tradicional, de uma sala de concertos, e estudamos vários locais na cidade. A Diocese de Piracicaba nos informou da campanha para o restauro do instrumento e ficamos sensibilizados." Segundo o maestro Knut Andreas, que reside em Potsdam e é o diretor artístico e regente titular da OSP, o órgão de tubos é um instrumento recorrente nas igrejas das cidades europeias, porém, pouco encontrado no Brasil, pelo alto custo para manutenção e por causa do calor, que prejudica as peças do instrumento. "Existem várias obras para orquestra sinfônica e órgão, mas raramente encontramos um órgão em salas de concerto. Como consequência, para apresentar estas obras em um teatro tradicional é preciso simular o seu som com o teclado eletrônico, que não proporciona o mesmo efeito."
Alemão Knut Andreas é diretor artistico e regente titular da OSP – foto Rodrigo Alves Todas as obras do repertório são de compositores alemães: Johann Sebastian Bach, Max Bruch e Ludwig van Beethoven. Na peça de Bruch, haverá a corregência de Phelipe Serafim. Knut cita algumas "felizes coincidências, que caíram bem para a ocasião": o órgão de tubos da Catedral de Santo Antônio foi projetado e fabricado no Rio de Janeiro, nas oficinas do organeiro alemão Guilherme Berner. Além disso, o maestro titular da OSP é natural de Potsdam, cidade do leste da Alemanha. Uma outra coincidência é que a estreia da OSP, em 24 de março de 1900, ocorreu na antiga Matriz de Santo Antônio. CURIOSIDADES – O órgão de tubos é um dos instrumentos mais antigos da música ocidental, o primeiro dos instrumentos de teclas e funciona a partir de um princípio físico elementar que usa o ar, a pressão, os tubos e a vibração. Ele foi inventado pelo grego Ctesibius de Alexandria, no século 2 antes de Cristo. Em Piracicaba, há quatro órgãos de tubos, sendo que o maior está na Catedral de Santo Antônio, com dois teclados, pedaleira e aproximadamente 21 registros. O instrumento foi construído em 1943 pelo alemão Guilherme Berner, para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Santos, onde permaneceu por quase 24 anos. A vinda do instrumento para Piracicaba ocorreu no aniversário de 200 anos de Piracicaba, em 1967, quando o prefeito Luciano Guidotti e o segundo bispo diocesano da cidade, dom Aniger Maria Melillo, o adquiriram do Santuário Sagrado Coração de Jesus. O pároco da Catedral na ocasião era o padre Otto Dana, um entusiasta deste instrumento, conforme menciona Júlio Amstalden, que fez a pesquisa sobre a história do órgão. Ainda segundo Amstalden, a igreja em que originalmente o órgão foi instalado estava localizada no bairro do Valongo, próximo a um gasômetro, que explodiu e destruiu parte significativa do bairro. "Como muitos edifícios do bairro, o santuário ficou seriamente danificado, sem condições de recuperação, uma vez que seus alicerces foram abalados. A demolição era a única possibilidade viável e todos os objetos (vitrais, esculturas, pinturas, vários sinos e o órgão) foram postos à venda", explica o organista. SERVIÇO – Abertura da Temporada 2022. Sábado, 5 de fevereiro, às 16h e 19h, na Catedral de Santo Antônio. Retirada de ingressos na sacristia da Catedral, de terça à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, e aos sábados, das 9h às 12h. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.sp.gov.br.